Crianças e Museus. Papo sério

Por Sandra Lemos

Já dizia Aristóteles que a felicidade é uma espécie de contemplação. A velocidade dos tempos atuais sequestra de nós a capacidade de contemplar. Daí, é relevante, e cabe antes aos pais, oferecer à criança a oportunidade de contemplar. Contemplar para refletir, para criar seus parâmetros de análises e comparações, capacitando-a a fazer, de forma mais acertada, suas próprias escolhas no futuro.

Com certeza vocês acompanharam recentemente as polêmicas na exposição do Santander Cultural em Porto Alegre. Opiniões à parte, aquela contenda de nada ajuda a um setor do lazer que no Brasil é bastante negligenciado: visitação a museus. Mas temos que combinar que planejar viagens com as crianças a museus, de arte, naturais, históricos ou culturais é imprescindível.

E não me refiro apenas às visitas aos museus com tecnologias arrebatadoras mas também aos museus naturais, de arte, de história e de cultura. As crianças podem se deslumbrar com as estórias e histórias, fantasiam e ficam curiosas com o que está por trás dos fatos ali descritos.

Para começar, praticamente todos os municípios do país tem seu museu histórico e cultural. Comece por ali, mostre às suas crianças as origens da vida, das pessoas e fatos que as cercam. Ah mas eles vão com a escola. Não importa ! Vai de novo !! Tu também tens que saber. Conhecer para discutir, trocar ideias.

Em nível de Brasil, recentemente o site do TripAdvisor publicou uma lista dos melhores. A cada ano eles variam um pouco no próprio ranking mas vai aqui a lista dos 10 primeiros:

1º Instituto Ricardo Brennand, Recife (PE)
2º Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo (SP)
3º Museu Oscar Niemeyer, Curitiba (PR)
4º Museu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ)
5º Inhotim, Brumadinho (MG)
6º Catavento Cultural e Educacional, São Paulo (SP)
7º Museu de Arte de São Paulo (MASP), São Paulo (SP)
8º Museu Imperial, Petrópolis (RJ)
9º Museu do Futebol, São Paulo (SP)
10º Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, Porto Alegre (RS)

Tu  podes conferir os detalhes de cada um aqui neste link: https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g294280-Activities-c49-Brazil.html

No mesmo site vocês também encontrarão os melhores do mundo mas achei até injusto dar publicidade à lista porque há uma quantidade imensa deles pelo mundo, em especial na Europa, onde cada país tem muito o que apresentar, mais ainda para nós sul americanos do ‘novo mundo’.

Em maio, em viagem à França, fiquei maravilhada em conhecer o Museu das Confluências em Lyon. Não estava na nossa lista. Uma grata surpresa.

Situado na confluência dos rios Rodano (Rhone) e Saône,  inaugurado em 2014. Além das exposições itinerantes, a exibição permanente da casa mostra a evolução da vida no planeta. Fascinante! Imperdível !

Só um exemplo do quanto cada cidade oferece e por vezes deixamos passar.

Salvar

Anúncios