A Serra Gaúcha

Por Sandra Lemos

Gramado é uma cidade de pouco mais de 30 mil habitantes residentes mas recebe quase 6 milhões de visitantes ao ano. A cidade é o destino de grande parte dos turistas que circulam pela Região das Hortênsias que se compõem, politicamente, de 5 municípios: Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e Picada Café.

As “Hortênsias” (como chamamos carinhosamente), por sua vez, faz parte da Rota Romântica que é, de fato, uma formatação para o mercado turístico de uma rota cênica e o nome Rota Romântica foi cunhado originalmente em referência à Romantische Strasse da Alemanha e adotado aqui em razão da grande similitude de clima, vegetação e a preservação de hábitos da colonização alemã. O desenho da folha identifica o trajeto que é em grande parte de estradas ladeadas pela árvore Plátano.

Como podem ver no mapa, Gramado e Canela são cidades muito próximas e quase se confundem para seus moradores e visitantes. Já mais a Leste, São Francisco de Paula, embora não distante, tem características bastante únicas de vida, ambiente e hábitos que por aqui chamamos de campeiro pois que a partir de lá se iniciam os Campos de Cima da Serra, região muito bonita com campos de altitude e cânions.

Bem, voltando para o Oeste, chega-se à Região da Uva e do Vinho onde Bento Gonçalves concentra a maior produção vinícola brasileira.

Ao conjunto destas três regiões turísticas chamamos de Serra Gaúcha, da qual “as Hortênsias” costuma ser a meca e a partir dela os turistas, via de regra, transitam pela “Serra”.

As três micro-regiões turísticas mais a Rota Romântica merecem receber sua atenção quando em visita à Serra Gaúcha. Espero que tenham gostado desta explicação e que seja útil para suas próximas férias.

1

2

Até breve !

Sandra Lemos

Anúncios