Educar os filhos é sempre um processo de autoconhecimento e de reconhecimento de si.

Por Raisa Arruda

Estamos em constante processo de aprendizagem, inclusive nós adultos estamos o tempo inteiro aprendendo algo, seja técnico, seja cultural, seja uma mudança de ideal, valor ou fé, mas as transformações ocorrem através do conhecimento e da aprendizagem. Então, as crianças, que são novas nesse mundo, também estão num processo de aprendizagem constante, talvez o processo das crianças seja muito mais intenso, tendo em vista que tudo, T-U-D-O é novo para elas, e elas só passam a ter conhecimento sob determinado objeto ou conduta quando isso é apresentado à ela algumas vezes até que haja assimilação do que foi visto e vivido. E isso não se aplica apenas às questões de cognição, comportamento também é aprendido. E durante todo esse período que a criança não fala, ela está assimilando a cultura da família, e todos os estímulos que ela é exposta, por isso cansamos de repetir que a criança é um reflexo do ambiente em que ela vive.

137478757775

Se com dois ou três anos uma criança demonstra determinado comportamento é bastante provável que ela foi exposta à situações que ela aprendesse que tal comportamento é o correto (mesmo que não o seja de fato), então, quando se questiona a conduta de uma criança, e ela é punida por tal conduta, a culpa é apenas dela, ou existe parcelas de responsabilidade de quem convive com a criança?

Questionar o comportamento de uma criança é questionar o próprio comportamento. Quando falo que ter filhos é uma oportunidade ímpar de autoconhecimento é porque lidar com filhos é lidar o tempo inteiro com si mesmo, já que eles reproduzem da maneira mais clara, aquilo que muitas vezes os adultos fazem com metáforas e disfarces. Mas, quem quer lidar com aquilo que é “errado” em si mesmo? A sociedade prefere punir a criança, do que olhar para o adulto que a ensinou a ser o que ela é, apesar de todos saberem que somos um eterno vir a ser, e que condutas e atitudes podem ser transformadas através da aprendizagem, ou seja, da educação.

IMG_0801

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s