VERMINOSES

Por Dra. Luciana Hangai

398138-criancas-com-dor

Verminoses são todas as doenças causadas por organismos chamados vermes ( helmintos ou protozoários) que parasitam o corpo humano, geralmente os intestinos, podendo migrar para outras partes do corpo. As lombrigas podem sair pela boca e nariz…

Acometem tanto crianças como adultos, de todas as classes sociais, em qualquer parte do país, de forma irrestrita.

Os principais sintomas são cólicas intestinais, gases, vômitos, náuseas, mudança no apetite para mais ou para menos, fraqueza, indisposição, diarréia com ou sem sangue e mesmo manifestações alérgicas na pele e broncopulmonares, prurido anal.

Podem causar desidratação, obstrução intestinal, alterações no fígado, dificuldade para ganhar peso, anemia, alteração do comportamento, baixa do rendimento escolar, problemas respiratórios e até cerebral. Com maior ou menor gravidade dependendo das condições de saúde e imunológica do paciente.

O diagnóstico é feito através do exame parasitológico de fezes, com a coleta de 3 a 6 amostras de fezes, uma em cada dia ou em dias alternados e colocados nos recipientes adequados, geralmente fornecidos pelos laboratórios. As amostras devem ser corretamente armazenadas e conservadas.

Um único resultado positivo é suficiente para se fechar o diagnóstico. Em contrapartida, para se descartar verminose são precisos ao menos, três amostras negativas.

Lembramos que ranger os dentes e manchas na pele não dão o diagnóstico de verminose!!!!!

Alguns tipos de parasitose não precisam ser tratadas, pois estes seres vivem naturalmente no nosso intestino e não nos causam doenças.

As verminoses são transmitidas por alimentos, água, mãos, objetos contaminados ( chupetas, bicos, brinquedos…) e diretamente através da pele.

O tratamento é feito com medicamentos, vermífugos, de acordo com o resultado do exame de fezes, mas em alguns casos, pode-se usar um vermífugo de amplo espectro.

Nossos pets também devem ser cuidados e levados ao veterinário com frequência adequada, pois alguns vermes são transmitidos através das fezes dos bichinhos.

Então, mais uma vez, a prevenção é o melhor remédio. O saneamento básico, com o devido tratamento da água, esgoto, lixo são fundamentais. Assim como a higiene pessoal e do ambiente em que vivemos , o adequado preparo e limpeza dos alimentos que consumimos, tanto em casa quanto na rua , são imprescindíveis para o combate e controle das verminoses.

Pais, contem sempre com seus pediatras. Estamos sempre prontos para ajudar!!!!!! Beijos a todos.

project_1429842916473