Quando a menina deve usar sutiã?

Por Dra. Luciana Hangai

Esta é uma das muitas perguntas que as mães fazem na consulta pediátrica. Mas qual a função do sutiã?

O sutiã preserva o tecido de sustentação dos seios, evitando que com o passar do tempo, eles fiquem caídos devido a ação da gravidade.

Habitualmente, quando a menina percebe que seus seios estão se modificando, procuram a mãe para ajudar a escolher o primeiro sutiã.

Estas mudanças ocorrem devido as alterações hormonais que acontecem por volta dos 9 a 12 anos, a famosa puberdade. Se o broto mamário aparece antes dos 8 anos, pode indicar puberdade precoce e se ocorre após os 13 anos, retardo puberal. Tanto um quanto o outro devem ser avaliados pelo médico.

Antes deste período, algumas meninas pedem a peça para a família. Neste momento, temos que identificar se tal pedido foi motivado pela curiosidade e para se assemelhar `a mãe ou `as irmãs mais velhas ou se a questão foi diferente, como a sexualização precoce da criança. Temos que cuidar e investigar cada caso para evitar danos ao desenvolvimento psicológico destas meninas. Torná-las adultas antes da hora só prejudicará sua evolução. Se pensarmos que a infância vai até os 12 anos e que o resto da vida terão que usar o sutiã (mais de 60 anos portanto a peça diariamente), pra que colocar em meninas de 5 ou 6 anos?

Outro ponto importante é a escolha do modelo. Os modelos utilizados devem ser funcionais, confortáveis, próprios para a idade, preferencialmente de algodão, que absorvem o suor e não causam irritação na pele. Existem linhas especiais pra esta fase tão delicada e que tenhamos a sorte de desfrutá-la com nossas meninas, ajudando-as a compreender as mudanças pelas quais estão passando.

Que este dia se torne um marco positivo para nossas jovens.

Beijo grande a todas.

Anúncios