PEDICULOSE NA INFÂNCIA

Por Dra. Luciana Hangai

Pediculose ou piolho da cabeça é uma afecção comum na infância, atingindo as crianças no período escolar e causando um incômodo muito grande.

O piolho é um inseto que não voa, não pula, se aloja nas nossas cabeças e se alimentam do nosso sangue. Vivem em torno de 30 dias e as fêmeas depositam seus ovos ( lêndeas) presas aos fios de cabelo e podem colocar até 300 ovos durante sua vida.

img_0992

Provocam coceira e assim, podem afetar a concentração das crianças, atrapalham o sono, levando a baixa do rendimento escolar. Além disso, a coçadura com unhas contaminadas podem provocar feridas infectadas com bactérias (impetigo) com ínguas dolorosas no pescoço, febre e queda do estado geral da criança.

O diagnóstico é feito pela visualização direta do piolho perambulando pela cabeça e por conta da maior concentração de vasos sanguíneos, atrás das orelhas e nuca.

A transmissão ocorre pelo contato direto de cabeça com cabeça, pentes, escovas de cabelos, toalhas, objetos de uso pessoal, como bonés e presilhas.

O tratamento é feito através do uso de pente fino passado nos cabelos e couro cabeludo sobre um pano branco para melhor observar os piolhos. Devem ser jogados no álcool e depois em água corrente.

A extração mecânica na qual é feita a catação com a retirada dos piolhos e lêndeas fio a fio em toda a cabeça é um dos métodos mais efetivos de acabar com a infestação.

head-lice-removal-orange-county-tustin-hair-salon

O vinagre morno ajuda a dissolver a camada que envolve as lêndeas, facilitando a remoção.

O uso de medicação (inseticidas) só devem ser usados após a prescrição por um pediatra, lembrando que já existe resistência a estes tipos de medicação, com piolhos que continuam vivos após a aplicação. A medicação via oral deve ser muito cautelosa devido aos efeitos colaterais adversos, como alteração no fígado, convulsões, intoxicação.

Mais uma vez, a prevenção deve ser estimulada, com o uso diário do pente fino ou se não for possível, a cada 3 dias. O tratamento e a prevenção deve ser feita por toda família e a escola deve ser avisada para adotar as medidas necessárias para não ocorrer a disseminação dos parasitas.

Um beijo grande a todas!!!

project_1429842916473

Anúncios