INFLUENZA A (H1N1)

Por Dra. Luciana Hangai

03A16765-e1459432952176

Meninas, que mês difícil este… e os próximos também prometem!!!!

Vamos falar um pouquinho sobre a gripe H1N1.

A gripe A é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza A (H1N1). Este vírus contém material genético das espécies humana, suína e aviária.

O vírus H1N1 pode ficar vivo em objetos de superfície lisa por até 8 horas, sendo que uma simples limpeza com sabão ou detergente é suficiente para matá-lo.

Qualquer pessoa pode se contaminar com esse vírus, mas existem grupos mais susceptíveis à doença severa. São eles:

-menores de 5 anos,

-maiores de 65 anos,

-menores de 19 anos que fazem uso crônico de aspirina,

-grávidas,

-doenças pulmonares, como asma, bronquite, enfisema,

-doença cardiovascular,

-insuficiência renal,

-insuficiência hepática cirrose,

-diabetes,

-anemia falciforme,

-imunossuprimidos,

-desnutridos,

-obesidade mórbida.

A gripe, diferentemente do resfriado, apresentam sintomas mais agressivos e aparecem rapidamente. São sintomas mais frequentes:

-febre,

-tosse,

-dor de cabeça,

-dor muscular,

-diarréia,

-vômitos.

A febre é o sintoma mais importante ocorrendo em mais de 90% dos casos.

A doença dura de 2 a 5 dias, mas a tosse e o cansaço podem demorar semanas para desaparecer.

As complicações mais comuns nas gripes são a otite média e pneumonia, sendo que nos resfriados, a sinusite é mais frequente, seguida da otite média.

As complicações da H1N1 são a pneumonia e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ao contrário da gripe comum, a H1N1 provoca mais sintomas gastrointestinais, como diarréia e vômitos.

Os sinais e sintomas que merecem atenção são:

-dificuldade respiratória,

-dor torácica para respirar,

-vômitos persistentes,

-alteração da consciência e desorientação,

-queda da pressão arterial.

Em casa, devemos observar nossos filhos. Passou a febre e eles estão ativos, animados para brincar, mesmo comendo pouco, mas tomando líquidos, podemos manter a vigilância em casa (até 72 horas, como na gripe comum). Se ficarem largados, “estranhos” (alteração de consciência, desorientação), respirando rápido, com dificuldade, mesmo com o nariz desentupido, melhor procurar atendimento médico!!!!!

O tratamento é feito com medicação para baixar a temperatura, hidratação, limpeza do nariz, alimentação saudável e de fácil digestão (não ofereça tranqueiras porque a criança não quer comer, o pouco saudável que ingerir é muito mais aproveitado pelo organismo que está brigando para combater a infecção) e repouso.

Se precisar do remédio que se chama Oseltamivir ou Tamiflu, o médico o fará. O período ideal para o início do tratamento acontece entre 48 e 72 horas do começo dos sintomas, mesmo sem os exames prontos. Nem todos precisam usar a medicação.

E, se estiver usando o Oseltamivir, não significa que não precise usar antibiótico ao mesmo tempo. Lembram que falei das complicações? Muitas são infecções bacterianas…

Amigas, mais uma vez a prevenção, com os cuidados de higiene (lavar as mãos, usar álcool gel), alimentação saudável e a vacina em dia são as armas mais eficazes neste momento. Vamos juntas atravessar mais esse furacão!!!!!

Beijos

project_1429842916473

Anúncios