CELULITE INFECCIOSA

Por Dra. Luciana Hangai

1303773632

Há algum tempo, uma das colegas da escola da Isadora, minha filha, teve uma infecção de pele chamada Celulite Infecciosa e foi motivo de outros relatos semelhantes. Então, o tema de hoje é sobre essa patologia.

Diferente da celulite comum (aquele aspecto de casca de laranja tão temido pelas mulheres), a celulite infecciosa é causada por bactérias, sendo a mais frequente , o estreptococo e atinge a pele e os tecidos abaixo dela (subcutâneo).

Desenvolve-se após a pele ter sido agredida por alguma lesão, como picadas de inseto, dermatites, escoriações, que provocam a quebra da integridade desta pele e a expõem a microorganismos.

A infecção pode espalhar-se rapidamente e penetrar nos vasos linfáticos e na corrente sanguínea, tomando todo o organismo.

Os sinais e sintomas mais frequentes são:

-vermelhidão,

-dor,

-inchaço,

-aumento da temperatura e sensibilidade do local.

A medida que a infecção se espalha, os gânglios linfáticos da região afetada podem aumentar de volume e ficar doloridos (ínguas).

As crianças também podem apresentar febre, sonolência e até mesmo convulsões e alteração da consciência.

Outras complicações incluem a propagação da infecção por baixo da pele e até causar a morte dos tecidos (gangrena estreptocócica, fasciíte necrosante) e causar osteomielite, quando atinge os ossos.

O tratamento é feito com antibióticos e por vezes a internação hospitalar se faz necessária. Cuidar da ferida com água e sabonete, aplicar a pomada com antibiótico, manter a criança hidratada e bem alimentada também são medidas importantíssimas. Usar o antibiótico até o fim do tratamento proposto, mesmo que em poucos dias a criança apresente melhora é fundamental para o sucesso da terapêutica.

Não é fácil o tratamento. Não podemos subestimar aquela feridinha inocente. Apareceu? Lavou e cuidou!!!!! Não vamos dar moleza pra esta bicharada!!!!!

Assim, juntas, poderemos garantir a saúde dos nossos filhos.

Beijos a todas!!!!

project_1429842916473

Anúncios