Por Dra. Luciana Hangai
Meninas, falaremos sobre as temidas brotoejas, também conhecidas com o nome técnico de miliária.
A miliária é uma inflamação aguda da pele, provocada quando há o impedimento da saída do suor através das glândulas sudoríparas.
Crianças com roupas quentes, em ambientes pouco arejados são as que mais sofrem com esta condição, pois tem a transpiração da pele dificultada por estas condições.
A miliária pode se manifestar de duas formas: cristalina e rubra.
A miliária cristalina caracteriza-se por lesões pequenas, de conteúdo clarinho, predominantemente no pescoço, tronco e axilas dos recém-nascidos, podendo aparecer no rosto também.
A miliária rubra apresenta lesões mais profundas, inflamadas e vermelhas que podem coçar muito, afetando também o pescoço, axilas, virilhas (as famosas dobrinhas dos bebês!!!!) sendo que a pele ao redor pode ficar erodida e macerada, com arranhaduras de tanto coçar!!! Prato cheio para as bactérias e fungos, causando as infecções secundárias.
O tratamento é feito de acordo com a gravidade das lesões, variando desde loções que refrescam a pele até corticoides e antibióticos.
Mas, o que devemos mesmo é tentar evitar que aconteça!!!! A principal medida preventiva é evitar passar calor. Usar roupas leves, de algodão que absorvem melhor o suor, não usar loções gordurosas (a não ser que tenha sido indicado), retirar bem o protetor solar ao banho morno, com sabonete adequado. Nos bebês, usar roupas que possam ser trocadas com facilidade, tipo duas peças, para que sejam retiradas no auge das temperaturas!!!! Aí a praticidade vai imperar sobre a vaidade!!! Aquele macacão mara que a dinda deu vai ficar pra outro dia…
Mamães!!!! Conversem com seu pediatra!!! Ficamos super felizes de dar este tipo de orientação!!!
Beijo grande em todas e até a próxima!!!!