Acidente por Escorpião

Por Dra. Luciana Hangai

Os escorpiões são artrópodes que vivem sob pedras, troncos de árvores caídos no chão, bromélias e até mesmo em entulhos nas cidades.

São carnívoros, com hábitos noturnos e se alimentam de insetos, aranhas, baratas, outros escorpiões.

Os acidentes acontecem quando invadimos seu território ou quando eles saem do seu habitat natural. Escondem-se dentro de casa, em locais escuros e até mesmo em sapatos (já vi alguns casos assim…).

O veneno é inoculado através do ferrão que penetra a pele do atacado.

Pode causar apenas manifestações locais, como dor, vermelhidão, irritação. A dor pode ser o principal motivo de procura pelo médico, pois ocasionalmente, torna-se insuportável.

Quando as manifestações ocorrem no resto do corpo, temos vômitos, taquicardia, sudorese, falta de ar, pressão mais elevada. Podem de leves a graves, com arritmia cardíaca, edema pulmonar e até mesmo levar ao óbito.

Todo paciente picado por escorpião deve permanecer em observação por pelo menos 6 horas após a picada, os casos graves devem ser hospitalizados.

O tratamento visa melhorar a dor nos casos leves e o uso do soro anti escorpiônico para os casos moderados e graves em crianças menores de 7 anos. Nas crianças maiores e adultos, se não houver melhora da dor e as manifestações sistêmicas ( resto do corpo) persistirem também está indicado o tratamento com o soro.

 Os escorpiões habitam a terra há cerca de 350 milhões de anos!!! São bem adaptados com as condições que lhe são impostas. Sua erradicação com inseticidas ou outros agentes é muito difícil. Então, mais uma vez, a prevenção é o mais importante:

– Limpar periodicamente os terrenos baldios, evitar o acúmulo de entulhos, tijolos, madeiras. Não deixar lixo descoberto (atrai baratas que são alimentos dos escorpiões),

-.Cuidar dos jardins, evitando trepadeiras e folhagens muito densas,

– Sacudir roupas e roupas de cama antes do uso, assim como calçados fechados,

– Não revirar madeiras, pedras ou enfiar a mão em buracos ao ar livre.

As galinhas são os predadores naturais dos escorpiões, então, no campo, deixá-las ciscar pelo terreno e próximos as casas pode ser uma boa medida.

Mamães!!! Fiquemos atentas!!! As crianças saudáveis são curiosas, faz parte do seu desenvolvimento normal, por isso, quando forem explorar a natureza, estejam perto e em segurança.

project_1429842916473

Salvar