Quais os tipos de aparelhos ortodônticos mais utilizados?

Por Dra. Marilia Vanzelli

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como removíveis, podem ser utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento. A idade do paciente e o tipo de má-oclusão é que irão determinar qual o tratamento mais adequado para cada caso.

Alguns exemplos de aparelhos fixos:

  • Aparelho fixo convencional — este é o tipo mais comum de aparelho; consiste de bandas, fios e bráquetes. As bandas são fixadas em volta dos dentes de trás, e são utilizadas como âncoras para o aparelho, enquanto que os bráquetes são colados nos dentes da frente. Os fios em forma de arco passam através dos bráquetes e são ligados às bandas. Apertando-se o arco, os dentes são tracionados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Os aparelhos fixos são geralmente “apertados” a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos. Para prender o fio aos bráquetes, utilizam-se elásticos coloridos. Os bráquetes podem ser metálicos ou de porcelana.

metalico

porcelana

  • Disjuntor — utilizado para descruzar mordidas, este aparelho é fixado aos dentes posteriores através de bandas. 

disjuntor

  • Mantenedor de espaço fixo — se o dente de leite é perdido antes da hora, um protetor de espaço é utilizado para mantê-lo aberto até que o dente permanente entre em posição. 
mantenedor fixo

Alguns exemplos de aparelhos removíveis:

  • Alinhadores — uma alternativa para os aparelhos convencionais para adultos, alinhadores em série estão sendo utilizados por um número crescente de ortodontistas para movimentar os dentes da mesma forma que os aparelhos fixos, mas sem o incômodo dos fios de aço e os braquetes. São virtualmente invisíveis e removíveis para que o usuário possa se alimentar, escovar os dentes e passar o fio dental. O melhor sistema de alinhadores é o Invisalign. Somente Ortodontistas especialistas e credenciados pela Align Technology podem oferecer um tratamento com alinhadores Invisalign. Existe o tratamento para adolescentes com Invisalign Teen, que oferece os mesmos benefícios.

invisalign

  • Mantenedores de espaço removíveis — estes aparelhos têm a mesma função que os mantenedores fixos. São feitos com uma base acrílica e têm grampos de plástico ou aço entre determinados dentes que devem ser mantidos separados. No caso de perda de dentes de leite da frente, podem ser colocados dentinhos de plástico no mantenedor.

mantenedor removivel

  • Expansor palatino — utilizado para alargar o arco superior. Consiste em uma placa de acrílico que se encaixa nos dentes. 

expansor-superiorA

  • Contenção móvel — utilizados no céu da boca, estes aparelhos de contenção previnem que os dentes voltem à posição anterior. Devem ser utilizados por um ano em média a após o tratamento ortodôntico.

removivel

  • Aparelho extrabucal — com este aparelho, uma faixa é colocada em volta da parte de trás ou de cima da cabeça, e ligada a um elástico na frente, ou um arco facial. Este aparelho retarda o crescimento da maxila, permitindo o crescimento da mandíbula (parte inferior do rosto).
aeb
  • Grade impedidora de língua: grade metálica presa ao aparelho móvel que impede o mau posicionamento da língua nos casos de mordida aberta por uso de chupeta, sucção de dedo ou mamadeira.

grade-1

BlogMaedeMeninas