Existe tratamento de canal para dentes de leite?

Por Dra. Marilia Vanzelli
dente
Muitos pais ficam surpreso, mas a verdade é que tratamento de canal em dente de leite é um procedimento bem comum.

Existem dois casos em que é necessário realizar um tratamento de canal em dentes de leite: quando a cárie se tornou muito extensa ou profunda a ponto de atingir o nervo (polpa) ou no caso de traumatismos dentários. Nas duas situações ocorre uma degeneração da polpa e formação de pus, que pode prejudicar e muito os dentes permanentes que estão em formação. No caso dos traumatismos, é comum o dente escurecer após um tempo e surgir uma fístula (bolinha de pus) na gengiva acima do dente traumatizado.

Para saber se o tratamento de canal está indicado deverá ser feita uma radiografia, pois dependendo da idade da criança e do tamanho da raiz  que ainda não sofreu a reabsorção, poderá ser indicada a extração. O tratamento de canal somente poderá ser realizado se o dente ainda tiver que permanecer em função por pelo menos 1 ano.

O procedimento consiste em anestesia local, remoção da polpa que está necrosada, irrigação suave do canal para limpar, sempre com o cuidado para não atingir o dente permanente. Em seguida o canal é preenchido com um material específico para dentes de leite, já que precisamos manter sua característica principal, que é reabsorver e servir de guia para os permanentes. Feito isso, o dente já pode ser restaurado corretamente. O dente deverá ser acompanhado radiograficamente até a troca pelo permanente, pois devido ao tratamento pode demorar mais para cair.

Após o tratamento os cuidados com o dente serão os mesmos dos outros dentes: escovação após as refeições, uso do fio dental, visitas periódicas ao dentista para radiografias.

BlogMaedeMeninas

Salvar

Salvar

Anúncios