Mistério das Havaianas! Qual a cor das Havaianas?

Por Dra. Luciana Peixoto Finamor

Cor é energia! De fato, é um fenômeno eletromagnético, que depende da forma como a luz reflete no objeto. Todo objeto absorve uma parte da luz e reflete o resto em direção aos nossos olhos. Essa cor refletida é interpretada pelos nosso cérebro como uma determinada cor…o problema é essa interpretação, que pode ser diferente! Fora isso, existe ainda mais uma outra “travessura” do sistema visual…uma cor pode ser percebida como sendo mais brilhante se ela estiver ao lado de uma outra cor complementar…ou pode ser percebida como mais clara se estiver ao lado de uma cor escura.

Assim, quando o seu cérebro tenta “descobrir” que cor algo tem, ele acaba por tentar subtrair as cores e iluminação de fundo do objeto visualizado. É como se ele buscasse um “filtro” para eliminar a mudança de cor causada pela iluminação natural do dia (chamamos isso de “viés cromático”). Ou seja, o mesmo objeto pode ser percebido de formas diferentes dependendo da iluminação do local onde você está.

img_4382

No caso do mistério das Havaianas…tem muita gente pensando que tem daltonismo…mas esse fenômeno não tem nada a ver com a deficiência de cores, que aliás, é uma alteração quase exclusiva dos homens…estamos aqui diante do tal fenômeno de ilusão de luminosidade, um tipo de ilusão de ótica! A cor original das Havaianas é azul e preto…Mas quem enxerga branco e dourado não está errado. Não tem certo e errado. O cérebro de cada um toma a liberdade de interpretar as cores como ele bem quiser. O nosso cérebro faz um “ajuste automático” depois que a luz passa pela retina. Cada um assume uma luminosidade diferente para a cena. Você pode diminuir essa ilusão de cores, cobrindo a cor lateral e olhando uma cor de cada vez. Onde você enxerga branco, de fato é azul…

Não interessa a cor das Havaianas, o importante é ter sempre uma e aproveitar bem o final de semana, não é?

Dra. Luciana Peixoto Finamor é médica da Clínica Moacir Cunha e pesquisadora do Setor de Pesquisa Clínica da UNIFESP.

Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1000
Fone: 11-3016-9900
Instagram: @dralucianafinamor