Mamães de 40! O que muda na Visão?

Por Dra. Luciana Peixoto Finamor

1

Doutora, não sei o que está acontecendo…Sempre enxerguei bem, mas agora não consigo mais cortar as unhas do meu filho…parece que estou sempre com preguiça e sem vontade ler! Fico cansada quando estou lendo minhas mensagens no celular… Minha casa parece escura e sem luz natural não tenho conforto…tenho que afastar um pouco para ler!

Queixas como essas são muito comuns no meu dia a dia!

Essa mudança da visão de perto, infelizmente, é muito comum (e normal) nessa fase! E vai incomodar principalmente quem sempre teve boa visão e nunca usou óculos.

É um sinal de envelhecimento? Não!!! De Jeito nenhum…mas digamos que é um sinal de amadurecimento do sistema ocular. Em média, ocorre perto dos 40 anos, mas em alguns casos acontece mais cedo, podendo variar dos 35 aos 50 anos.

É a Presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”. À medida que atingimos os 40 anos, o cristalino (nossa lente natural) pode perder a elasticidade e tornar-se menos flexível. Com isso perdemos essa habilidade de focar objetos de perto. Teremos dificuldade em enxergar mais próximo, especialmente em ambientes com pouca luz.

Sem a correção da visão, a presbiopia pode levar à dores de cabeça e fadiga dos olhos. Muitas vezes, teremos a sensação também da perda do foco de longe…ou uma lentidão no foco…como se fosse uma máquina fotográfica que vai ficando com a bateria “fraca”.

É verdade que devemos tentar adiar a correção da presbiopia? SIM!!! É verdade…uma vez prescrito óculos, nosso sistema visual relaxa mais…ficamos mais “preguiçosos” e perdemos um pouco a nossa capacidade de compensar o “grau” presente… a minha orientação é SEMPRE tentar adiar e, quando necessário, iniciar com a menor correção possível…respeitando sempre o seu limite de tolerância…não vale à pena a gente ficar sofrendo por algo facilmente “resolvível”!

E quais são as opções para corrigir a presbiopia? A mais simples vai ser os óculos…se você tem boa visão de longe, provavelmente vai ficar bem com óculos de leitura. O “problema” é que você vai precisar tirar os óculos quando olhar para longe…é essa a parte mais chata…mas não tem jeito! Existem óculos lindos e muito charmosos no mercado. É muito importante que você sinta-se bem e “empoderada” com a sua nova experiência visual!

Se você já usa óculos de longe ou se você quer ter uma opção que permita estar sempre de óculos, sem retirá-los, teremos a opção dos óculos multifocais ou as lentes profissionais (alcance para perto e até 3-4 metros). Se você for míope, dependendo do grau, vai se sentir melhor lendo sem os óculos.

Atualmente, tivemos muitos avanços e pesquisas em cirurgias corretivas de presbiopia. No caso de cirurgia, apesar das novas tecnologias, ainda não temos resultados consistentes e animadores à longo prazo. Mas isso está sendo muito estudado e certamente novas opções vão aparecer no futuro.

Já as lentes de contato, representam uma nova modalidade de correção aos jovens présbitas, com muitos benefícios e segurança, desde que usadas corretamente. Existem várias ótimas opções, como a correção através da monovisão (condição onde treinamos 1 olho para longe e o outro para perto) ou as lentes de contato Multifocais. Isso deve ser discutido com o seu oftalmologista e a melhor opção vai depender do seu perfil de saúde ocular e das suas condições de atividades diárias.

É muito importante que você esteja segura com as modalidades propostas pelo seu oftalmologista e sinta-se confortável em relação à sua visão de perto. Em alguns casos, podemos ter mais de uma alternativa, como óculos para o dia a dia e lentes de contato para uso social. Entender que o processo de amadurecimento visual é normal já e um grande passo na aceitação da nova correção. Você vai ficar linda de qualquer jeito e ainda ter o seu conforto e até produção aumentadas nessa nova fase! A Maturidade é também uma oportunidade única de crescimento!

Algumas Dicas:

  • Melhore a condição de iluminação do seu ambiente de trabalho ou de casa. A boa iluminação favorece muito a leitura de perto.
  • Não existe distância ideal para leitura. Cada pessoa define a sua própria, que lhe dê conforto. Afastar um pouco para ler não traz nenhum tipo de prejuízo à sua saúde ocular.
  • Aumente as fontes do seu smartphone e ajuste a intensidade da iluminação da tela.
  • Os smartphones e tablets da Apple contam com o sistema “Night Shift”, uma luz de descanso noturna, que dá mais conforto na leitura e interfere menos no processo de produção da melatonina.
  • Se você optou pelos óculos “simples” de perto, escolha armações menores.
  • Em caso de óculos multifocais, prefira as armações maiores.

2

E-mail: dralucianafinamor@gmail.com

Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha – 3016.9900

Dra. Luciana é médica oftalmologista da Clínica de Olhos Dr. Moacir Cunha e Pesquisadora do Setor de Pesquisa Clínica da UNIFESP.