Por Dra. Mariana Sotelo Scarcelli
Antes de dar inicio ao assunto, é importante ressaltar que não existem etapas rígidas para o desenvolvimento da linguagem nas crianças e também que as diferenças individuais devem ser respeitadas.
Alguns fatores interferem no desenvolvimento normal de linguagem. São eles: biológicos (integridade dos sistemas neurológico, auditivo e dos órgãos da fala), psicológicos (boas relações afetivo-emocionais) e sociais (ambiente comunicativo favorável).
Logo que nasce, o bebê precisa avisar sobre sua chegada no mundo novo e usa o choro como forma de comunicação. Em seguida, o olhar e o sorriso surgem como poderosos aliados desta comunicação. As vocalizações tornam-se mais intensas e, progressivamente, a criança aponta, gesticula.
Surgem as primeiras palavras e a fala se desenvolve de maneira cada vez mais complexa, até por fim a escrita.
Resumidamente, o desenvolvimento da linguagem segue algumas fases:
- bebês 3 meses: produz sons (choro, grito)
- bebês 6 meses: balbucia (vogais e consoantes)
- bebês 9 meses: balbucia + utiliza gestos
- bebês 12 meses: produz primeiras palavras reais + balbucia com fala, dando início à comunicação verbal propriamente dita
- bebês de 18 meses: produz de 10-50 palavras e algumas frases de poucas palavras
- 2 anos: produz 150-200 palavras e frases de 3 palavras; nomeia objetos
- 3 anos: produz sentenças gramaticais; formula questões (entende-se tudo o que fala, mesmo com erros)
- 4 anos: possui clara sintaxe (fala igual de um adulto, ainda com alguns erros permitidos)
- 5 anos: produz frases complexas e fala corretamente
- 6 anos: aprende a ler e escrever formalmente
FIQUE DE OLHOS E OUVIDOS ATENTOS
Pode-se suspeitar de um “Atraso no Desenvolvimento da Liguagem” quando há uma demora para o início da fala, o uso excessivo de gestos, a dificuldade para compreender o adulto ou a dificuldade em se fazer compreender.
Há também o “Distúrbio Articulatório” que pode ser observado através de “troca de letras” na fala, que não são superadas no mesmo tempo que a maioria das crianças da mesma faixa etária.
Algumas crianças podem apresentar dificuldades no decorrer de seu desenvolvimento de linguagem e precisarão de ajuda especializada. Essa ajuda deve ser dada o mais rápido possível para que os efeitos sejam maiores.
A criança precisa falar e ser ouvida!
Você é muito importante!
Converse com a criança!
Escute a criança!
Mariana Sotelo Scarcelli (CRFa: 13.990 – SP)
Fonoaudióloga pela Universidade de São Paulo
Especialista em Motricidade Oral
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