Grávida pode amamentar?

Por Franciane Crisol

No post de hoje irei abordar um assunto pouco discutido, porém uma preocupação bastante comum: a amamentação durante a gravidez.

A gestação não é um impedimento para a amamentação, ou seja, amamentar durante a gravidez não representa risco para o desenvolvimento fetal e nem para a mãe. Se a mulher estiver saudável e a gestação for normal, não existe problemas.

Entretanto, a mulher deverá adotar alguns cuidados, principalmente com a alimentação, pois três pessoas serão alimentadas. Uma dieta saudável rica em proteínas, vitaminas, fibras e calorias suficientes poderá suprir a maioria das necessidades de mulheres que estão amamentando.

Acredita-se que devido às oscilações hormonais da gestação, o bebê pode desmamar espontaneamente, em razão das modificações no sabor e na quantidade de leite materno. Algumas mães sentem-se culpadas pelo desmame, mas devemos lembrar que esse é um processo natural.

Muitas mamães queixam -se de cólicas ao amamentar, o que é uma reação normal do útero, pois a estimulação do mamilo estimula a liberação de ocitocina que é um hormônio responsável por controlar a ejeção do leite. Esse hormônio também estimula o útero a contrair, porém a sua liberação durante as mamadas, não é capaz de causar contrações uterinas efetivas, antes das 38 semanas de gestação. Até essa idade gestacional, o útero possui proteções especiais que impedem o efeito da ocitocina.

Muitos obstetras, em caso de gestações de risco, especialmente quando existem contrações uterinas prematuras e partos prematuros prévios, suspendem a amamentação, por precaução.

O diálogo com seu médico pré-natalista é muito importante para o mesmo decidir o melhor a ser feito.

amamentação-post

Contato: francrisol@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s