Coluna Enfermeira Obstetra

Mamães, é como muita alegria que trago mais uma novidade para vocês. Uma nova parceria se iniciando aqui no Mãe de Meninas. Nossa nova colunista, Franciane Crisol que é  enfermeira  obstetra formada e especializada pela FAMERP ( Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto autarquia estadual) e atualmente trabalha no Hospital São Luiz . Ela irá colaborar com textos mensais aqui no blog.

IMG_3264

Hoje ela traz um assunto bem importante. Espero que gostem. Boa leitura!

Como se preparar para a amamentação

Por Franciane Crisol

É com enorme prazer que inicio esta coluna com um tema que deixa as futuras mamães cheias de dúvidas e preocupações: a amamentação.

Amamentar é um ato de amor, no entanto, várias dificuldades podem surgir. As dúvidas e os temores que suscitam nesse período são muito naturais e esperadas, pois trata-se de um aprendizado tanto para a mãe, quanto para o bebê.

A melhor forma de se preparar para o aleitamento materno é com informações de qualidade. Quanto mais você souber sobre como funciona o aleitamento e seus benefícios, maiores serão suas chances de ser bem sucedida na tarefa, ainda que enfrente algumas dificuldades.

Primeiramente, darei algumas dicas de cuidados no preparo das mamas. Listei alguns itens e informações que achei necessárias:

 – Você não precisa esfregar aquela bucha vegetal nos mamilos e nas aréolas, pois isso pode torná-los mais sensíveis e consequentemente aumentar os riscos de fissuras;

 – Os hidratantes devem ser evitados nos mamilos e nas aréolas, passe somente nas mamas;

 – As pomadas a base de lanolina devem ser evitadas antes de o bebê nascer;

 – O banho de sol com exposição das mamas é um ótimo cicatrizante, antes e durante a amamentação deixa os mamilos mais resistentes. Bastam 10 minutos de exposição, antes das 10h e depois das 16h;

 – Utilize sutiãs confortáveis e com boa sustentação;

 – Se o seu mamilo for curto, plano ou invertido, converse com o seu obstetra sobre o uso de conchas e o período correto para usá-las;

 O momento da amamentação exige muita paciência, sabedoria e alguns cuidados. Seguem algumas dicas para amamentar o seu bebê da melhor forma possível:

 – Converse com a equipe que irá acompanhá-la no parto e diga que gostaria de amamentar seu bebê na primeira hora de vida. Este ato é muito importante para estabelecer o vínculo entre mãe e filho e para o sucesso da amamentação.

 – Nos primeiros dias o bebê irá mamar apenas o colostro, que é um leite concentrado, nutritivo e rico em anticorpos; é a primeira vacina do seu bebê, somente após 3 a 5 dias ocorre a descida do leite.

 – Quando existe a pega correta, a amamentação não provoca dor. A pega e o posicionamento correto proporcionam uma sucção efetiva fazendo com que o bebê extraia o leite adequadamente, ficando assim mais saciado.

 – Quanto mais o seu bebê sugar, mais leite a mãe irá produzir.

 – Oferte o seio em livre demanda, ou seja, sempre que o bebê quiser e pelo tempo que ele desejar. Com o passar dos meses, os horários de amamentação vão se estabelecendo.

 – Aproveite para descansar sempre que o seu bebê dormir. É importante que a mulher tenha apoio nos afazeres domésticos para que possa se dedicar com mais empenho ao aleitamento.

 – Beba muito líquido (chá, sucos naturais e muita água). As refeições devem ser saudáveis e com horários estabelecidos.

 Acredite sempre que você é capaz! Busque informações e grupos de apoio, se for necessário, isso pode evitar um desmame precoce e o sucesso da sua amamentação.

O seu leite não é fraco! Ele é tudo que o seu bebê precisa no momento. E lembre-se, o seu bebê necessita que você esteja preparada psicologicamente para recebê-lo.

amamentação-post

 “ A gente vira mãe, vira a noite. A gente perde a raiva, perde o tempo e perde a fome…A gente vira mãe, vira fera, defende a cria…A gente fica doce, fica esquecida, fica esperta…A gente muda e como muda…A vida muda…E vale a pena”

 Contato: francrisol@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s