Nutrição na gravidez planejada

Por  Maria Carolina Pedrosa

Você pretende engravidar em breve?

Começar a escrever uma matéria já com uma questão dessas pode parecer invasivo. Mas a verdade é que, se você pensa nessa possibilidade dentro dos próximos 12 meses, prepare-se! A sua vida precisa mudar e a sua forma de pensar também!

Cuidar da sua saúde antes de engravidar é tão importante quanto ter hábitos saudáveis durante toda a gestação. E esse cuidado deve ser feito pela mulher e pelo homem que pretendem ter filhos em um futuro próximo, já que o resultado da gestação é a combinação do código genético de ambos e o que desejamos é que essa soma dê origem a um resultado perfeito!

Você pode dar um passo inicial, tornando o seu corpo um ambiente mais favorável para uma gestação saudável, se organizando para seguir essas dicas:

1) Este é um bom momento para deixar de lado os maus hábitos que contribuem com a infertilidade, como o tabagismo, uso excessivo de álcool, consumo de drogas, sedentarismo, má alimentação;

2) Peso: Engravidar o mais próximo que for possível do seu peso ideal, vai te ajudar no controle do ganho de peso durante toda a gestação, na prevenção de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, além de favorecer na hora do parto;

3) Atividade física: Pratique exercícios prazerosos, regularmente;

4) Alimentação balanceada: Deve ir além de comer as porções ideais a cada 3 horas. É importante incluir alimentos ricos em nutrientes essenciais para a sua fertilidade, como: óleos vegetais, peixes, cereais integrais, frutas e hortaliças orgânicos, grãos;

5) Aditivos alimentares: alimentos com componentes tóxicos, podem atrapalhar as reações bioquímicas fundamentais para o bom funcionamento do organismo, comprometendo o desenvolvimento da gestação: refrigerantes, embutidos, frutas e hortaliças cultivadas com agrotóxicos, refrescos e gelatinas artificiais, snacks de pacote, temperos prontos;

6) Alimentos orgânicos: são mais ricos em nutrientes e antioxidantes, além de favorecer a agricultura regional;

7) Reduza os componentes pró inflamatórios da dieta: gorduras saturadas (principalmente margarinas, carnes gordurosas, queijos amarelos, creme de leite, gordura hidrogenada), excesso de carboidratos refinados (pães brancos, massas e açúcares) e carnes vermelhas;

8) Suplementação: 3 meses antes de engravidar, até 3 meses de gestação, a vitamina mais importante é o ácido fólico, pela sua participação na formação do tubo neural. A dose diária recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de até 1000mcg,  o que conseguimos com 400mcg vindos da suplementação, somados ao que podemos obter dessa vitamina de fontes alimentares, como cogumelos, espinafre, gema de ovo, frutas cítricas, tomate e brócolis. Doses superiores são recomendadas apenas em gestações de risco.  O excesso dessa vitamina está relacionado com o baixo peso e ao desenvolvimento de problemas respiratórios no bebê. Após o primeiro trimestre, o suplemento multivitamínico e mineral pode ser recomendado, de acordo com as necessidades individuais de cada gestante;

9) Hidrate-se sempre, bebendo bastante água ao longo do dia. Um corpo bem hidratado garante uma boa distribuição de nutrientes a todos os tecidos e células!

Todas essas orientações podem ser colocadas em prática, utilizando o que você já tem de recursos em casa, sem complicação, apenas mudando hábitos gradativamente. A chave do sucesso é mudar a forma de pensar e passar a considerar que as suas escolhas de hoje farão toda a diferença no seu futuro e daquele que irá depender única e exclusivamente de você!

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Procure um nutricionista para ter recomendações personalizadas, de acordo com a sua idade, estilo de vida e forma física!

Um beijo,

Carol Pedrosa.

Contato:(11)9 9446-1340

carol@dracarolpedrosa.com.br

http://www.dracarolpedrosa.com.br

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