Lancheira Saudável

Por Dra. Maria Carolina Pedrosa

O ano letivo já começou e para as mães não faltam dúvidas do quê colocar na lancheira dos filhos que vão para escola passar meio período ou o dia todo.

Na fase escolar, a criança desenvolve a sua cognição, seu intelecto, novas habilidades e se torna mais independente e sociável. A alimentação deve fornecer não só energia, mas também os nutrientes certos para um desenvolvimento saudável, evitando que a obesidade e demais doenças possam se expressar no início da vida e ao longo dela.

Na correria do dia-a-dia, parece mais fácil abastecer a casa e a lancheira com salgadinhos, bolinhos e pãezinhos prontos, bolachas recheadas, barrinhas de cereais e sucos de caixinha. Você já parou para ler os rótulos desses produtos? Quantos ingredientes você conhece e quantos não consegue decifrar?

Será que tudo que tem ali é realmente alimento? Não é!

Que tal dedicar um tempinho do seu dia (ou da sua noite) para cuidar da qualidade dos alimentos que seus filhos consomem? Que tal oferecer pra eles, desde cedo, comida de verdade, minimamente processada?

Assim, eles crescerão com mais saúde, menos alergias e vocês terão mais tempo para se divertirem juntos!

É fácil! Basta colocar atenção nessas dicas:

√ Reserve um dia para planejar os lanches da semana toda. Não vale pensar nisso só na noite anterior ou naqueles minutos antes do filho sair correndo pra escola;

√ Escolha 1 ítem de cada grupo de alimentos para compor a lancheira:

– Energéticos: pães, biscoitos, bolos e cereais;

– Construtores: leite, queijos, iogurtes e ovos;

– Reguladores: frutas frescas e secas, sucos naturais, água-de-coco, verduras e legumes;

√ Combine os alimentos respeitando as preferências da criança. Se gosta mais de pêra, essa é a fruta que vai entrar com mais frequência na lancheira. O mesmo para o tipo de pão predileto e assim por diante;

√ Priorize os alimentos preparados em casa ou minimamente processados;

√ Refrigerantes, sucos de caixinha, refrescos em pó, embutidos, bolachas recheadas, barras de cereais e balas não são comida e bebida de verdade. Muito pelo contrário, trazem uma série de aditivos químicos e quase nada de nutrientes.

lancheira

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Use a criatividade, prepare receitas em casa. Sanduíches, sucos, bolos e biscoitos feitos em casa, com ingredientes naturais, demonstram muito mais carinho e cuidado do que aqueles vendidos nas prateleiras, todos muito coloridos, mas sem valor nutricional e nem afetivo!

Coloque saúde na lancheira do seu filho e, junto, as lembranças que ele vai levar pra vida toda do que você preparou pra ele com tanto carinho!

Bom planejamento!

Um beijo,

Carol Pedrosa

www.dracarolpedrosa.com.br                                                                                carol@dracarolpedrosa.com.br                                                                                                                            (11) 99446-1340

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