Alimentação para os dias de calor

Olá pessoal!

Temos enfrentado dias de oscilações no nosso clima e em alguns dias o calor fica insuportável, não é?

Nesses dias mais quentes, o nosso corpo luta para manter a temperatura interna sempre estável, recrutando a água, vitaminas e sais minerais que temos disponíveis para que isso ocorra de forma perfeita!

Eu acho que nem preciso dizer que, como transpiramos muito no calor, é essencial beber bastante água. Mas o que antes fazia parte de uma orientação padrão, de ingerir entre 1,5L e 2L de água por dia, agora o importante é beber no mínimo 2 litros de água pura, pelo menos. Só assim pra manter o equilíbrio diante de tanto calor, poluição e clima seco!

Mas nada adianta beber bastante água se não tivermos na nossa alimentação as vitaminas e os sais minerais para ajudar no aproveitamento dela! Então enriqueça o seu cardápio de frutas e verduras da estação! Precisamos de 5 a 6 porções diárias desses alimentos, todos os dias e se você puder distribuir essas porções a cada 3 horas, perfeito! É esse o período de duração da atividade antioxidante e antiinflamatória dos nutrientes e fitoquímicos contidos nesses alimentos.

Evite alimentos muito gordurosos, como frituras, embutidos, carnes com gordura aparente, queijos amarelos, que exigem mais tempo de digestão e invista nas proteínas magras de fonte animal e vegetal (aves, peixes, ovos, quinoa, grão de bico, lentilha, soja verde, ervilha, tofu).

Ah! E cuidado com o sal! Nada de salgar demais os alimentos durante o preparo! Senão, o que teremos é o efeito contrário do que desejamos: bastante retenção de líquido, mais calor interno e mal estar! Procure ainda trocar o sal branco refinado pelo sal rosa do Himalaia ou flor de sal que, além de não passarem pelo processo químico de refinamento e branqueamento total, trazem um menor teor de sódio e maior concentração de outros minerais!

Hoje eu escolhi algumas receitas para ajudar a encher o seu cardápio de nutrientes com poder antioxidante, cores e sabores, trazendo frescor e saúde! Inclui 2 saladas que valem por uma refeição nos dias mais quentes!

Espero que gostem!

Um abraço,

Carol Pedrosa

Receitas

SORVETE DE BANANA E FRUTAS VERMELHAS

 Ingredientes:

1 banana-prata descascada, cortada em rodelas e congelada

1 xícara (chá) de frutas vermelhas (morango, mirtillo, amora, framboesa)

1 colher (chá) de chía

Modo de preparo: bata no liquidificador a banana congelada (adicionando água, se necessário) até formar um creme consistente. Acrescente as frutas vermelhas e a chía e torne a bater até ficar homogêneo. Consuma em seguida, decorando com mirtillo e folhas de hortelã.

ÁGUA DE MELANCIA E ALECRIM

Ingredientes:

1 xícara de morangos picados

2 xícaras de melancia em cubos

2 ramos de alecrim fresco

1 pitada de sal grosso do Himalaia

1 litro de água mineral

Modo de preparo: Adicione todos os ingredientes na água e deixe em repouso dentro da geladeira, por aproximadamente duas horas e tomar durante o dia.

suco1

CUBOS DE LIMÃO E HORTELÃ

Ingredientes

1 litro de limonada, sem açúcar, preparada com limão Tahiti e Limão cravo

1-2 folhas de hortelã para cada cubo

Forminhas para cubos de gelo

Modo de preparo: Distribua 1 ou 2 folhas de hortelã em cada cubo da fôrma e depois adicione o suco de limão e leve para congelar. Adicione os cubos congelados em sucos naturais e chás gelados.

suco2

SALADA PRIMAVERA DE ASPARGOS

Ingredientes

1-2 maços de aspargos

2 xícaras de cous cous marroquino preparado conforme as instruções da embalagem

½ xícara de azeitonas pretas sem caroço, picadas

½ xícara de queijo feta esfarelado

1 xícara de pinhão cozido (opcional)

1 punhado de hortelã fresca, estragão ou salsinha

Raspas da casca de 1 limão

Molho:

1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

3 colheres (sopa) de mostarda

2 colheres (sopa) de vinagre de maçã

2 colheres (sopa) de suco de limão

1 colher (sobremesa) de sal do Himalaia

1 colher (chá) de pimenta do reino (opcional)

Modo de preparo: apare as pontas duras dos aspargos e coloque-os em uma assadeira. Regue com azeite e polvilhe sal do Himalaia, pimenta do reino suficientes e metade das raspas de limão. Asse em forno médio por 20 a 25 minutos ou até ficar macio. Corte em pedaços pequenos e reserve. Em uma tigela, coloque as azeitonas picadas, o feta esfarelado, o pinhão cozido e picado, as ervas e o restante das raspas de limão. Misture e reserve. Coloque o cous cous em uma tigela grande e acrescente o molho preparado e a mistura dos outros ingredientes. Sirva ainda quente ou como uma salada.

sala1

SALADA DE ABACATE E MUSSARELA DE BÚFALA

Ingredientes

3 folhas de alface americana rasgadas com as mãos

2 folhas de radicchio rasgadas com as mãos

10 tomates-cereja cortados ao meio

5 nós de mussarela de búfala

½ abacate descascado e cortado em fatias

1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

2 colheres (sopa) de vinagre de maçã

1 colher (chá) de orégano desidratado

1 colher (chá) de salsa fresca

Modo de Preparo: Passe as fatias de abacate na grelha quente por poucos segundos cada lado (caso o abacate esteja muito mole, deixe no congelador por uma hora). Misture os ingredientes e coloque o azeite, o orégano, o manjericão e a salsa por cima.