Fase do Patinho Feio – O que é?

Por Dra. Marilia Vanzelli

Denomina-se “Fase do Patinho Feio”  a época de troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, por volta dos 6 a 9 anos, em que a criança apresenta os incisivos superiores e inferiores permanentes, e portanto grandes, e os demais dentes de leite. Geralmente os incisivos superiores nascem tortos, girados, o que costuma causar certa preocupação aos pais em relação à estética do sorriso. Esta fase foi assim denominada inspirada no conto “O patinho feio”, em que o patinho todo desajeitado se tornou um lindo cisne, lembram-se?

Deve-se frisar que esta fase “feia” é natural e transitória, e na maioria dos casos se auto-corrige por volta dos 12 anos, quando nascem os caninos superiores e tem-se o surto de crescimento ósseo da criança. Assim, os incisivos centrais e laterais melhoram seus posicionamentos, fechando os espaços entre eles.

Nesta fase é muito importante o acompanhamento pelo Odontopediatra e Ortodontista, pois é comum a falta de espaço para os dentes permanentes.  Em alguns casos, indica-se o uso de aparelhos ortodônticos para promover ganho de espaço para esta troca de dentes, e em outros casos aguardamos a troca de todos os dentes para uma intervenção ortodôntica.

logotipo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s