Por Dra. Marilia Vanzelli
É o atendimento odontológico da gestante que visa manter sua saúde bucal durante a gestação, além de orientar a futura mamãe sobre o aleitamento materno, hábitos e cuidados com o bebê.
A 1ª consulta com o dentista deve ser marcada assim que iniciar o pré- natal com o Obstetra, a fim de garantir a ausência de infecções e inflamações que possam comprometer a gravidez. As doenças gengivais são mais comuns durante a gestação devido às alterações hormonais.
A odontologia fornece condição segura de atendimento em qualquer fase da gestação, desde que se sigam todos os protocolos de segurança. Existem anestésicos locais indicados e seguros para a gestante e períodos em que podem ser realizados cada tipo de tratamento odontológico. A maioria dos tratamentos eletivos (não urgentes) deve ser realizados entre o 3º e 6º mês de gestação, porém em caso de dor ou infecção, será mais importante o tratamento imediato pois tanto a dor quanto a infecção podem levar a um parto prematuro.
Para evitar surpresas durante a gravidez, visite seu dentista antes de engravidar, e na gestação siga essas dicas:
* Procurar ter atitudes que levem a manter uma boca saudável e que permita uma adequada mastigação.
* Tenha uma dieta equilibrada, escolha alimentos saudáveis, variados e tenha uma rotina de horários.
* Recomenda-se escovar os dentes com creme dental fluoretado e limpar entre os dentes com fio dental. A escovação deve ser realizada sempre após o café da manhã, almoço e jantar; devendo dormir sempre com os dentes limpos.
* Depois de episódios de refluxo ou vômito a gestante deve lavar a boca com água ou fazer bochecho com produto contendo fluoreto, mas sem álcool. Este produto deve ser previamente prescrito pelo seu dentista.
* Visitar seu dentista durante a gestação