Alimentação Saudável

Por Gisele Magri

Oieee! Não sei se todas vocês sabem, mas eu também sou Nutricionista e hoje quero falar um pouco sobre alimentação saudável!

O que você considera uma alimentação saudável?

Se você pensou em alimentos sem glúten, sem açúcar, sem lactose, sem gordura, frutas com baixo índice glicêmico, comer a cada 3 horas, tomar 3 litros de água por dia, não comer doces e frituras, low carb…. bom….acho que você, como a maioria da população, pensa que alimentação saudável é isso que citei no começo desse paragrafo! Mas posso te garantir que uma alimentação saudável NÃO é isso!

Muito se fala hoje em dia sobre alimentação saudável, assunto bem discutido nos grupos de mães, escolas, entre amigos e nos consultórios! Quase  todo mundo quer ter uma alimentação saudável!  Existem muitas dietas nos dia de hoje, sem glúten, sem lactose, sem carboidrato, sem proteína, dieta da luz, dieta de acordo com o signo (simmm isso existe! ), low carb,  a famosa ou a blogueira que fez tal dieta e todo mundo segue!

Bom vamos lá, uma alimentação saudável é quando nos alimentamos com todos os grupos alimentares, sim eu disse TODOS os grupos alimentares, ou seja, carboidratos, proteínas vegetais e animais, frutas, legumes e gorduras!

Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, pois faz nosso corpo funcionar adequadamente respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença.

Mas, infelizmente muitos ainda se preocupam mais com a estética do que com a saúde e é onde estão os maiores índices de desequilíbrio alimentar. Não adianta ter o corpo que deseja se o que você come não é tudo que seu corpo precisa para uma vida saudável. E é aí que se forma a grande confusão: a alimentação saudável não está relacionada a nenhuma “dieta”!!

Ser saudável não é focar em um alimento ou dieta, mas sim num contexto de uma vida equilibrada, onde a alimentação tem um papel importante!

Adquirir uma alimentação saudável requer  PLANEJAMENTO, QUERER novos hábitos , sem restrições sem necessidade. Digo isso pois alguns pacientes necessitam de restrições, como por exemplo: pacientes com doenças celíacas, que são aqueles que não podem ingerir alimentos com glúten!

É importante verificar a quantidade e qualidade dos alimentos para consumir produtos bons, por isso a importância de buscar um profissional capacitado que lhe ajude! Somente ELE, em conjunto com o próprio paciente, poderá decidir a melhor opção!!!

Lembre-se! EXCLUIR alimentos não o tornará MAIS saudável! A sua relação com o alimento é que precisa mudar! Menos radicalismo e mais comida!!! PENSE NISSO!

Um beijão!!!

Gi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s