O Maior Natal do Mundo

Por Sandra Lemos

Só pode ser o Natal Luz,  em Gramado !! São mais de 80 dias de programações diárias e com atrações espalhadas pela cidade.

foto1

Foto de Roselaine Rosa

A magia começa quando tu atravessas os pórticos de chegada da cidade. Via Taquara (RS115), o mais moderno, construído em 1991:

foto2

Ou via Nova Petrópolis (RS235). Construído em 1973, em estilo bávaro, que foi a principal entrada oficial de Gramado por décadas.

foto3

foto4

Óbvio que chegarás na cidade por um deles,mas encontre um tempo para visitar o outro. Aliás, durante o dia e, outra vez, à noite. Um tour permanente pela cidade talvez seja o mais importante da tua programação: são as ruas centrais, são as rótulas (lembrando  que a cidade não tem semáforos e as rótulas funcionam como reguladores de trânsito nos principais entroncamentos).

Ah, uma importante dica de trânsito: gramadenses obedecem fielmente às faixas de pedestres, por isto, na dúvida, sempre pare e dê preferência a quem estiver na faixa ou ‘parecendo’ que vai atravessar. Dica 2: como há mais visitantes do que moradores nesta época, enquanto pedestre, fique atento ao atravessar. Esta é o período do ano com a maior concentração de turistas e o trânsito fica difícil. Atenção !!)

As rótulas da cidade viram atrações natalinas também e vão te estimulando a ir sempre adiante, a pé. Desde as entradas da cidade, até o ExpoGramado, visite a todas, tire muitas fotos. Confere aqui algumas que tirei no meu caminho:

foto5.jpg

foto6

foto7

Absolutamente tudo o que precisares saber vais encontrar no site oficial, clique aqui

São pelo menos 8 eventos oficiais da programação: Reencontros de Natal ( no Lago Joaquina Rita Bier); Natal Pelo Mundo ( No ExpoGramado); Grande Desfile de Natal (No ExpoGramado); Shows às 19h30 na Rua Coberta; Shows diários de Acendimento das Luzes às 20h30, no Palácio dos Festivais; Parada de Natal (Ao longo da avenida Borges de Medeiros) ; Vila de Natal (Junto à Rodoviária); Tannenbaumfest (já ocorreu e os pinheirinhos já enfeitados estão ao longo da Av. Borges de Medeiros). Além deles, há: a Rua das Renas; as principais rótulas da Cidade; os pórticos de entrada da Cidade e uma infinidade de surpresas pelas vias comerciais, estabelecimentos e ruas decoradas.

A Rua Coberta é um must see à noite:

foto8

Foto de Cleiton Thiele

E aqui há um calendário variado de shows.

foto9

Os shows de acendimento das luzes:

foto10

Os shows no ExpoGramado:

foto11

Presépio em frente à Igreja São Pedro:

foto12

Foto de Roselaine Rosa

Detalhe da decoração do Largo da Borges ( galeria comercial no centro):

foto13

Parada de Natal que ocorre na Av. Borges de Medeiros:

foto14

foto13

Como falei antes, são tantas as atrações que até nós moradores não damos conta de ver todas as novidades, todos os anos. Não comentarei detalhes  a respeito de cada um dos shows ‘pagos’, nem da iluminação das igrejas à noite (a Católica –igreja São Pedro, e a  Protestante- chamada igreja do relógio)…venha descobrir e  se maravilhar !!

Mas Gramado faz parte da Região das Hortênsias, lembram que já falamos disto há meses atrás ? Pois então ! Há que se visitar Canela que neste ano tem uma decoração particularmente delicada. E não esquece da Catedral de Pedras.  Olha só uma amostra do Sonho de Natal de Canela:

foto15

foto16

foto17

foto18

foto19

E, se fores a Nova Petrópolis, fique até a noitinha e veja um pouco das luzes centrais. Singelo se comparado a Gramado, mas sempre uma cidade encantadora:

Rótula:

foto20

Praça  central:

foto21

Bem, para concluir, quero deixar uma dica especial e fora do roteiro. Se vieres de carro alugado, suba via Nova Petrópolis, e recomendo um pernoite já na cidade de Dois Irmãos, no início da subida da serra, um pouco depois de Novo Hamburgo, pela BR116. A cidade é pequena e encantadora.  Até 6 de janeiro, lá tem o Natal dos Anjos, cuja decoração é toda organizada de forma voluntária pelos comerciantes e moradores, (aliás como foi em Gramado no início do Natal Luz, há décadas atrás). Mas nem por isto menor, ao contrário, um pequeno espetáculo. Confere algumas fotos:

foto22

foto23

foto24

foto25

Amigos que nos acompanham,  lembrem que Natal é renascimento, Natal é família e muito Amor. Boas Festas e até 2018 !!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s