Por Dra. Luciana Hangai
O frio está firme e com ele vem as doenças respiratórias característicos desta estação… Uma delas é a bronquiolite!!!
A bronquiolite é uma doença respiratória aguda na qual os bronquíolos são acometidos, ficando inflamados.
Os bronquíolos fazem parte das vias aéreas inferiores. As vias aéreas inferiores são constituídas pela traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões.
Os bronquíolos são as ramificações dos brônquios e seguem ramificando até ductos alveolares e terminam nos alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas.
Então, na bronquiolite, o que acontece é a inflamação dos bronquíolos, levando a um quadro respiratório do tipo obstrutivo com graus variáveis de intensidade.
Frequentemente ocorre nos primeiros 2 anos de vida da criança, durante o inverno.
Inicialmente tem-se um quadro catarral com tosse e coriza associados a febre, irritabilidade, diminuição do apetite.
Entre 24 a 48 horas podem surgir sinais de desconforto respiratório, com respiração rápida, batimento das asas do nariz, uso da musculatura acessória à respiração (barriguinha afunda muito, dizem as mamães!!!) e presença de chiado no peito.
A causa mais frequente é a infecção pelo vírus sincicial respiratório, mas o parainfluenza, adenovírus, influenza e outros vírus podem ser responsáveis pela bronquiolite.
A transmissão ocorre pelo contato com a saliva e o muco do paciente contaminado.
O tratamento até hoje é controverso!!! A hidratação e oxigenoterapia adequados são essenciais.
A consulta pediátrica é fundamental. O médico fará a avaliação e verá a necessidade das medicações específicas para cada caso, se há infecção bacteriana associada, combatida com o uso de antibióticos e até mesmo a internação da criança, de acordo com a gravidade da doença.
Mais uma vez, a parceria pediatra-família é fundamental para o enfrentamento desta situação tão delicada. O comprometimento de ambas as partes, com o intuito da promoção da saúde da criança é o alicerce deste tipo de tratamento.
Vamos em frente!!! Beijos a todas!!!
Bronquiolite é bem sério mesmo. Caio teve aos 4 meses e evoluiu pra broncopneumonia. Teve que ficar internado 2 dias e depois mais 4.
Muito bom o post.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa! Minha caçula teve umas 5 bronquiolites até 1 ano. Nunca tinha ouvido falar. Depois de algumas doses de antibiótico, aprendi os sintomas e quando ia começar, já entrava com inalação e tapotagem. Graças a Deus, fez 1 ano e parou! Ótimo tema!
CurtirCurtido por 1 pessoa