Por Andréia Elisei
Bom diaaaaa meu povo !!!
Hoje vim contar para vocês como foram nossas férias. Por aqui as férias oficiais acontecem em quase sempre em Janeiro, o resto são escapadas de feriados prolongados ou trabalho mesmo.
Esse ano nosso destino foi Bahia/BA que amooooo !!!! Mais precisamente, fomos para Porto Seguro, que acreditem: Eu não conhecia ! Como é bom a gente se surpreender positivamente.
Amei, amei, amei !!! Povo receptivo, alegre, honesto e hospitaleiro. Lugar lindo, comida boa e mar “hahhhh o marrrr” é uma atração à parte !!! Nem sempre a gente acerta na hora da escolha para onde ir, mas dessa vez com certeza foi: Bingo !!!! KKKK
Ficamos 10 dias. Nos hospedamos na cidade de Porto Seguro mesmo (fiquei super preocupada pela fama da bagunça, mas foi sensacional) Cidade cheia de história e cultura ao Descobrimento do Brasil. Ainda hoje por lá existe algumas Tribos Indígenas, bastante interessante e peculiar. Alugamos carro na maioria dos dias e em outros andamos de táxi, que por sinal funciona muito bem por lá. Alugar carro é uma ótima dica também, pois é mais barato que táxi, e é bem fácil dirigir por lá, não tem erro é litoral norte e sul ! Linha reta.
Tem a balsa, mas também é tranquilo se chegar antes das 08:30 da manhã na fila, caso contrário corre o risco de pegar mais de 2 horas de fila para fazer a travessia que dura 8 minutos !!!! Isso mesmo, 8 minutos …. muito perto, mas o movimento na balsa é grande, vale a pena chegar cedo para aproveitar o dia !
Para quem está em Porto Seguro e não quer atravessar a Balsa pode curtir belas praias de Mundaí (onde fica as agitadas Barracas Tôa Tôa e Axé Moi), Praia do Mutá (aqui fica a Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira) e Praia de Coroa Vermelha (comércio muito bom para lembrancinhas e artesanato local). Águas claras, calmas e temperatura agradável bem como areia branca e fina. Uma beleza !!! Bem comum a gente encontrar índios na praia caracterizados tanto adultos como crianças. Muito interessante.
Já no litoral sul, conhecemos Arraia d’Ajuda !!!! Onde fica o Arraial d’Ajuda Eco Parque (esse merece um post a parte, logo logo escrevo para vocês).
Arraial d’Ajuda não foge a regra do local, puro charme, pousadas confortáveis, águas claras e culinária diversificada. Aqui vale uma ressalva: achei o litoral sul, com um pouco mais de corais no mar, que para as crianças fica um pouquinho incômodo, mas nada que nos tenha incomodado a ponto de não querer voltar kkkk !
Conhecemos também a Praia de Pitinga e adoramos ! Mar verdinho, poucas ondas, e boa estrutura de praia, com restaurantes, espreguiçadeiras, drinks sensacionais. Aqui comemos um pastel de camarão divino, salivo só de pensar kkk.
Seguindo um pouco mais em direção ao sul, chegaremos a Trancoso (sem dúvida foi o lugarejo que mais gostei). Pensa num lugar no meio do verde, com praias com estrutura para nos sentirmos no paraíso kkk ! A D O R E I ! Lounges espalhados pela orla das Praias dos Nativos e Coqueiros, com lugares charmosos, limpos, acolhedores e mais uma vez de culinária peculiar. Comemos muito peixe grelhado (vermelho e guaraíuva), cerveja gelada e drinks saborosos. Quase todos restaurantes possuem prato infantil, que para nós “mamães e papais” é uma mão da roda.
Enfim, gostaria de dizer que com certeza quero voltar muitas vezes e conhecer alguns lugares que não deu tempo de ir, pois normalmente ficávamos um dia em cada praia. Voltamos para casa de alma lavada e gostinho de quero mais !
Algumas observações lá vai :):
Foto de nós três é difícil, ou é selfie, ou Rafa comigo ou Rafa com Ricardo kkk;
Muito protetor solar, chapéu e óculos, o sol ferve e o calor é intenso;
Marido é o mesmo em todas as fotos, mas ele é assim, sai p viajar de cabelo comprido e barba e no meio das férias corta o cabelo e tira a barba kkkk ! Hahh pode acontecer o contrário também;
Desculpa a quantidade de fotos, foi difícil escolher, queria mostrar tuuuudooo !
Um beijo e até a próxima !
Déia