Febre amarela: O que é? , sintomas, vacinação e áreas de risco!

Por Gisele Magri

O tema da vez é FEBRE AMARELA! Resolvi reunir algumas informações sobre o assunto e compartilhar com vocês. Assim como eu,  vocês devem estar preocupadas em relação às crianças, pois estamos no verão onde os mosquitos aumentam e a nossa preocupação também.

Passamos as férias no interior de SP, próximo à cidade onde acharam macacos com febre amarela e confesso que fiquei preocupada. Como íamos passar as férias inteiras lá, a recomendação do meu pediatra foi que eu e meninas tomássemos a vacina!  A vacina não doeu (subcutânea)  e não tivemos nenhuma reação. E também encontramos a vacina com facilidade pois a região é uma área de risco!

Atenção: o que me disseram é que a  vacina de febre amarela só será necessária para viajantes e população em áreas de risco.  Não há necessidade de pânico!

Dica de mãe: Não esqueçam de passar repelente diariamente nas crianças. Como estamos em um período de muito calor onde os mosquitos se proliferam, devemos redobrar nossa atenção nesse cuidado!

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

A febre amarela ocorre nas Américas do Sul e Central, além de em alguns países da África e é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. No meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue).

Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d’água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados.

febre-amarela-info

febre-amarela-quem-precisa-vacinar

Para maiores informações acesse: Portal da Saúde

Beijos

Gi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s