Por Gisele Magri
Faz tempo que estou querendo escrever este post! Depois que a Malu nasceu descobri que era um saco andar com duas certidões de nascimento na bolsa! São enormes e não cabiam na minha carteira, estavam amassando e eu não queria! Foi ai que me dei conta de que poderia fazer o RG e CPF das meninas! Achei mais prático pois cabe na minha carteira e mais seguro pois é uma garantia a mais em termos de segurança.
Para fazer o CPF:
- Antes de fazer o RG, faça o CPF da criança, pois na identidade já virá impresso o número de identificação que valerá para a vida toda para assuntos ligados à Receita Federal.
- Não precisa de idade mínima para fazer o CPF;
- Vá até uma agência dos correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Os documentos necessários são: Certidão de nascimento do bebê/criança e documento de identificação do pai ou mãe. O bebê/criança não precisa estar presente!
- O custo é de R$7,00;
- O número do CPF é gerado no momento, mas após é necessário entrar no site da Receita federal para ter impresso.
Para fazer o RG:
- Para o estado de SP procure uma unidade do Poupatempo e agende um horário. O poupatempo é super organizado e rápido, sempre que precisei fui super bem atendida!
- Documentos necessários: Certidão de nascimento (xerox simples e original), Foto 3×4 com fundo branco, (em casos de bebês o poupatempo não faz a foto no local, já as crianças maiores pode ser feita lá na unidade do poupatempo mesmo), CPF impresso, RG da mãe ou pai (original e cópia simples) – não é necessário os dois responsáveis estarem presentes, apenas um dos dois, e o bebê/criança deve estar presente para tirar as digitais;
- O RG pode ser usado em viagens nacionais e internacionais dentro do Mercosul;
- A 1ª emissão não tem custo;
- Para retirar o responsável pode ir até o posto do poupatempo ou receber pelo correio pagando uma taxa de R$9,09 (lembre-se de avisar isso quando for atendida, que quer receber pelo correio. Se esquecer poderá correr o risco de não conseguir e ter que ir buscar até a unidade).