Como fazer o RG e CPF de bebês e crianças

Por Gisele Magri

img_1622

Faz tempo que estou querendo escrever este post! Depois que a  Malu nasceu descobri que era um saco andar com duas certidões de nascimento na bolsa! São enormes e não cabiam na minha carteira, estavam amassando e eu não queria!  Foi ai que me dei conta de que poderia fazer o RG e CPF das meninas! Achei mais prático pois cabe na minha carteira e mais seguro pois é  uma garantia a mais em termos de segurança.

Para fazer o CPF:

  • Antes de fazer o RG, faça  o CPF da criança, pois na identidade já virá impresso o número de identificação que valerá para a vida toda para assuntos ligados à Receita Federal.
  • Não precisa de idade mínima para fazer o CPF;
  • Vá até uma agência dos correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Os documentos necessários são: Certidão de nascimento do bebê/criança e documento de identificação do pai ou mãe. O bebê/criança não precisa estar presente!
  • O custo é de R$7,00;
  • O número do CPF é gerado no momento, mas após é necessário entrar no site da Receita federal para ter impresso.

Para fazer o RG:

  • Para o estado de SP procure uma unidade do Poupatempo e agende um horário. O poupatempo é super organizado e rápido, sempre que precisei fui super bem atendida!
  • Documentos necessários: Certidão de nascimento (xerox simples e original), Foto 3×4 com fundo branco, (em casos de bebês o poupatempo não faz a foto no local, já as crianças maiores pode ser feita lá na unidade do poupatempo mesmo),  CPF impresso, RG da mãe ou pai (original e cópia simples) – não é necessário os dois responsáveis estarem presentes, apenas um dos dois, e o bebê/criança deve estar presente para tirar as digitais;
  • O RG pode ser usado em viagens nacionais e internacionais dentro do Mercosul;
  • A 1ª emissão não tem custo;
  • Para retirar o responsável pode ir até o posto do poupatempo ou receber pelo correio pagando uma taxa de R$9,09 (lembre-se de avisar isso quando for atendida, que quer receber pelo correio. Se esquecer poderá correr o risco de não conseguir e ter que ir buscar até a unidade).
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s