Brigas entre irmãos: como lidar?

irmãos

Por Gisele Magri

Olá Meninas, tudo bem? Como passaram de férias?? Aqui foi uma loucuraaaaaaa por conta da mudança. Mas agora nossa rotina está entrando nos eixos! UFA!

Ando passando por uma fase difícil por aqui…briga entre irmãs! Manhêêê, ela me empurrou!! Manhêêê, ela olhou para mim!! O dia todo parece que tem conflito entre elas, pois brincam 10 minutos, brigam , brincam e brigam! Haja paciência para lidar com essas situações! Eu sei que a maternidade não é fácil, mas também sabemos que somos de carne e osso, e muitas vezes a paciência vai virando um cansaço grande demais!  Também sei que irmãos brigam sim em todas as famílias! Ah se alguma mãe  disser que os filhos nunca brigaram….. é pq não eram irmãos! hehehe

Também sei que essas brigas são para ter atenção exclusiva minha, pois na parte da manhã eu fico sozinha com elas e infelizmente nesse período não consigo dar atenção exclusiva só para uma.

Ando lendo bastante para lidar com essa situação e, além de exercitar a PACIÊNCIA, venho fazendo  algumas mudanças por aqui:

  •  Não estou intervindo em todas as situações. Tenho deixado que elas se resolvam sozinhas. Tenho me controlado bastante, pois antes eu dava um GRITO e a confusão acabava, mas logo começava novamente. Quando elas me chamam eu já falo logo: se resolvam! A briga acaba em 2 minutos! Tem situações que tenho que intervir, mas estou sabendo o momento de fazer isso!

Tenho intervido em algumas situações:

  • Muitas das situações é por  dividir brinquedos. As vezes uma nem lembra do brinquedo e só porque a outra pegou, pronto! A briga começa….manhêêêê ela pegou meu brinquedo!!!! Quando isso começa e elas não se entendem, eu recolho o brinquedo e converso! Converso muuuuito! E fazemos um acordo de como compartilhar esse brinquedo! (Por exemplo: hoje a Malu vai brincar o período da manhã com o brinquedo da Bella, depois ela devolve!) Devolvo o brinquedo e voltam a brincar. Também entendo que nem sempre a criança precisa compartilhar o brinquedo, mas ai precisamos mostrar para a outra o porque disso! E estamos fazendo assim por aqui e tem funcionado!
  •  Adotei uma outra medida por aqui! Muitos não gostam de colocar de castigo blá blá blá…..cada família sabe o que é melhor…enfim…. aqui não uso o método de CANTINHO do castigo porque simplesmente não funciona! Elas não ficam em cadeira sentada para a parede! Não gosto dessa ideia! É o que penso! Mas quando as brigas começam e nada resolve, preciso intervir e isso independe da idade. Não é porque a Malu só tem 3 anos que vou ficar passando a mão na cabeça dela! Conversamos e escuto os dois lados, seja qual das duas que estiver errada peço para sair e ir para o quarto (as vezes elas ficam deitadas pensando ou lendo livros)  para pensar no acontecido. E só saem de lá quando estiverem prontas para voltar para a brincadeira sem provocação. E tem ajudado muuuuito! Pois percebem que ao invés de estarem brincando e se divertindo estavam no quarto pensando no acontecido! 🙂
  • E se a briga for mais “séria” como beliscões, empurrões eu privo de alguma atividade! Por exemplo: ver séries no tablet!

Espero que essa fase melhore por aqui, pois estou de cabelo em pé!!!! Me sinto uma juíza nessa fase…. e no final ainda escuto: Que injustiça!!!! hehehe

E por aí? Também se sentem juízas tentando acalmar esses pequenos?

Beijo forte no coração de vocês!

Gi

Anúncios

Um comentário sobre “Brigas entre irmãos: como lidar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s