O que é Pregorexia?

Pregnancy-Weight-Gain-595x397

Por Dra. Andrea Vargas Soares

Exame deu positivo, estou grávida! Que alegria poder gerar um filho! Será que é menino ou menina? Preciso fazer uma lista de nomes, providenciar o enxoval, o quarto, tantas coisas… Meu Deus! De repente começo a observar meu corpo e reparo uma gordurinha aqui outra ali. Nossa preciso me cuidar, obesidade não é bom. Minha médica me liberou para fazer atividade física, mas como eu já praticava antes. Vou intensificar para não engordar. Já tirei da minha alimentação vários alimentos ruins e só vou comer alimentos naturais ter uma vida saudável. Depois de um tempo minha médica disse que o bebê não esta bem, que esta faltando nutrientes para seu desenvolvimento, que estou desnutrida e que meu ganho de peso esta insuficiente podendo acarretar em menor transporte de nutrientes para feto com consequências de prejuízos neurológicos, deficiência imunidade, baixo peso ao nascer, levando até a possibilidade de um aborto… Não acredito. Minha barriga esta enorme, como pode!

Essa historinha é fictícia, mas muito comum nos dias de hoje. Tudo começa com uma preocupação com a saúde, mas pode se tornar uma preocupação excessiva com o ganho de peso, incômodo com a imagem corporal e o não reconhecimento das mudanças corporais decorrentes da gestação.

Já é sabido que uma das preocupações dos profissionais de saúde e das mulheres grávidas é o excesso de ganho de peso na gestação. Veja bem eu disse EXCESSO. Sabendo que na gestação ocorrem varias mudanças no corpo da mulher é esperado um ganho de peso que varia para cada mulher. Esse ganho de peso é baseado no peso anterior à gravidez. Mesmo tendo obesidade a gestante NÃO deve perder peso e sim controlar o ganho de peso. Isso é muito importante para saúde do feto e da gestante.

Apesar disso, algumas gestantes acabam desenvolvendo uma preocupação muito grande com os quilos adquiridos a cada mês e com a mudança do corpo e essa preocupação começa a incomodá-la de tal modo que ela pode começar a adotar algumas medidas para controlar esse ganho de peso, como dietas restritivas tanto na qualidade como na quantidade dos alimentos, com excesso de atividade física, vômitos e até uso de laxantes. Como nossa história, essa gestante, mesmo sabendo de todos os malefícios gerados pela má nutrição, não consegue se livrar desses pensamentos e comportamentos. Pelo contrário, eles a assombram cada vez mais.

Esse tipo de comportamento é caracterizado por um transtorno alimentar que ocorre na gravidez. É conhecido pela mídia como Pregorexia e descreve um quadro em que mulheres grávidas que reduzem as calorias e praticam atividade física intensa para que, num grande esforço, consiga controlar o ganho de peso. Nas mídias sociais facilmente encontramos algumas celebridades ou mulheres “fitness” com esse perfil.

PREGOREXIA: Sinais de Alerta

A obesidade durante a gravidez é muito mais comum do que pregorexia, entretanto, é de total importância que os familiares e profissionais envolvidos na gestação da mulher fiquem atentos a alguns sinais de que uma mulher está excessivamente centrada na imagem corporal ou em sua saúde, e que esteja recebendo uma nutrição adequada tanto para ela como para o bebê que esta por chegar.

Será que me reconheço em alguns destes sinais?

  • Tenho uma preocupação excessiva com o que vou comer ou fico calculando as calorias dos alimentos, cortei alguns grupos de alimentos;
  • Não quero ir aos eventos sociais, restaurantes, festas… e comecei a me isolar da família;
  • Ontem jantei tarde, não vou tomar café, estou sem fome; pulo algumas refeições;
  • Gravidez é vida normal! Não dou grande importância à gravidez. Faço o que tenho vontade para cuidar do meu corpo.
  • Fui à academia e aguentei fazer várias aulas; exagero em atividade física;
  • Estou me sentindo pesada, fui só uma vez ao a banheiro; uso laxantes pra me sentir mais leve;
  • Vou provocar o vômito, não aguento o peso da comida.

Você não precisa passar por isso sozinha.

Caso você se encaixe em algum destes sinais, procure ajuda de um profissional da saúde para garantir um suporte psicológico e uma alimentação adequada, tanto para você como para seu bebê, sem riscos e com muita saúde.

Super beijo.

Andrea Vargas Soares

Nutricionista

Contatos para atendimentos:

  1. Endereço: Barata Ribeiro, 414 – conjunto 31 – Bela Vista – (11) 3258-9544
  2. Endereço: Av. Cândido Motta Filho, 832 – Vila São Francisco – (11)98145-6992 (celular)

Email: andreavargassoares@yahoo.com.br / andreavargassoares@hotmail.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s