Entrevista Com Estela Renner, Diretora do filme O COMEÇO DA VIDA!

Hoje aqui no #blogmaedemeninas tem uma entrevista super bacana com a diretora do filme  O Começo da Vida, Estela Renner.

O Começo da Vida é um filme que percorre os quatro cantos do mundo para mostrar a importância dos primeiros anos de vida na formação de cada pessoa

estela renner 2 (1)

Estela é diretora, roteirista e cofundadora da Maria Farinha Filmes. Estela Renner morou durante sete anos nos Estados Unidos, onde fez Mestrado em Motion Pictures e trabalhou escrevendo e dirigindo Sitcoms. De volta ao Brasil, passou a dedicar seu trabalho a ajudar a promover mudanças sociais e ambientais através obras audiovisuais. Estela escreveu e dirigiu Muito Além do Peso, documentário sobre a epidemia de obesidade infantil, e Criança: a Alma do Negócio, sobre os efeitos da propaganda dirigida às crianças. Ambos foram assistidos por mais de dois milhões de pessoas, e tiveram influência na mudança de políticas públicas. Para a TV Globo, Estela co-criou e dirigiu 10 dos 25 episódios da série Jovens Inventores, sobre adolescentes carentes que criaram algo para melhorar a vida das suas comunidades. A série vai ao ar aos sábados, e atinge mais de 23 milhões de pessoas. Como roteirista, Estela também escreveu para a TV Globo a ficção Ela Faz Cinema, e para a Fox Internacional, o longa-metragem de animação Lino. Em 2016, lança mais um documentário escrito e dirigido por ela – O Começo da Vida – sobre a importância das relações humanas nos primeiros anos de vida de cada pessoa.

Divulgação6-1

divulgação3

divulgação2

1 – QUANDO E COMO SURGIU A IDEIA PARA O ROTEIRO DE “O COMEÇO DA VIDA”?

Com o sucesso do engajamento provocado pelos outros filmes da Maria Farinha, produtora da qual sou sócia, fomos convidados pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal para fazermos um filme autoral sobre primeira infância.

2 – PODERIA NOS FALAR UM POUCO SOBRE O FILME? SOBRE AS FILMAGENS E A PÓS PRODUÇÃO?

 Foi um processo intenso, de muita dedicação de todos, muitas diárias, muitas horas de filmagem e quase um ano na ilha de edição.

3 – COMO FOI FILMAR COM AS CRIANÇAS?

 Filmar as crianças foi um processo de escuta, observação e respeito. Ver como cada criança circula e descobre o mundo.

4 – COMO FOI O PROCESSO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ROTEIRO?

Primeiro fizemos uma pesquisa muito densa sobre o que é a primeira infância, seus temas, seus subtemas, suas contemporaneidades. Depois fizemos uma pesquisa de tudo que já tinha sido feito sobre o assunto no mundo do áudio visual. Em um momento me veio este insight de fazer um filme focado nos relacionamentos da vida da criança, já que é a partir deles e de sua genética que a criança se forma.

E para construir esta narrativa filmei mais de 100 pessoas e para cada especialista, para cada personagem, o conjunto de perguntas era diferente. Então, neste sentido, foram mais de 100 roteiros.

5 – A ESTREIA EM SÃO PAULO/SP, ACONTECEU DIA 05 DE MAIO, COMO SERÁ A CIRCULAÇÃO DO FILME? (BRASIL, EXTERIOR, FESTIVAIS, CIDADES)

O filme está em cartaz nos cinemas, e nas cidades onde ele não está em cartaz, está disponível gratuitamente na plataforma online grátis, Videocamp (www.videocamp.com). Nesta plataforma, você pode fazer download do filme contanto que reúna um grupo, de no mínimo, de 5 pessoas para assistirem ao documentário junto a você. É muito simples e fácil. Já existem mais de 1.400 exibições agendadas no Brasil e no mundo. Na plataforma, você pode ver onde estas exibições estão acontecendo e elas estão sendo realizadas em secretarias municipais, escolas, hospitais, residências. É incrível ver isso.

6 – QUEM SÃO OS PATROCINADORES DESSA OBRA ? GOSTARIA DE AGRADECER À ALGUÉM?

O filme foi patrocinado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Bernard Van Leer Foundation, Instituto Alana e UNICEF. Tenho grande admiração por todos que estão trabalhando na defesa dos direitos às crianças, nas regiões mais vulneráveis do mundo. À eles, meu muito obrigada.

“O Começo da Vida” nos convida a refletir juntos, enquanto sociedade: será que estamos cuidando bem deste momento único da vida que determina tanto o presente quanto o futuro da humanidade? Confira! “

Gostaríamos de agradecer imensamente a Estela por conceder a entrevista, e à sua assessora Roberta.

Obrigada,

Gisele e Andréia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s