Nova fase escolar: O início das provas!

Por Gisele Magri

como-ajudar-seu-filho-a-se-organizar-com-os-estudos

Neste ano iniciou-se uma nova fase escolar por aqui, pois a Bella foi para o segundo ano do fundamental I e agora terá provas!! Pense no meu desespero quando recebi o calendário de provas com as matérias a serem estudadas! Minha filha não é mais um bebê!!!! : ):)

Na reunião do começo do ano foi falado que esse ano seria bem diferente, que uma nova fase na vida escolar deles começaria, mas no dia nem me preocupei muito. Isabella nunca me deu trabalho nessa questão, e rezo todos os dias para não dar o trabalho que dei para meus pais!!! kkkkkkkkkkkkkk eu era aquela aluna do fundão sabe??? Enfim, vamos deletar essa questão!! kkkkkk

Ela já teve algumas avaliações surpresas esse ano, mas todas valendo 2,0 e a professora auxiliando. Essa semana recebemos as datas das provas com as matérias a serem estudadas, pois agora em abril terá a tão temida semana de provas, ou não tão temida assim, pois não podemos passar insegurança para essas crianças, não é mesmo? Criança sente tudo o que os pais sentem! E pai/mãe inseguros só irão gerar medo na criança!

Aqui temos o hábito de fazer as lições de casa ”juntas”, todos os dias. Quando digo juntas, quero dizer que lemos o enunciado juntas, mas ela faz sozinha. Fico por perto e não colada. Acredito que assim incentivamos a criança a aprender a estudar, a gostar de estudar e a criar o hábito de estudar todos os dias. Então, resolvi reunir algumas dicas para ajudar nessa fase escolar:

  •  Estude com seu filho! Pais e filhos que estudam juntos, aprendem juntos! Muitas vezes sou eu quem aprendo com a Bella 🙂 e fico muuuito feliz com isso!
  •  Estabeleça horários para estudar em casa. A criança precisa estudar, mas também precisa brincar e fazer outras coisas que goste.
  • Escolha um ambiente tranquilo, sem barulho e de preferência em uma mesa apropriada para estudar.
  • Na hora da lição, leia o enunciado mas deixe que seu filho pense na resposta. Nunca dê a resposta pronta! Controle sua ansiedade rsrss, ano passado quando ela começou a ter lição de casa, muitas vezes eu acabava respondendo alguns exercícios sem perceber o erro, e ela mesmo acabou me ensinando uma lição! Mamãe sou eu quem tenho que fazer e não você!!! 🙂 Linda né?!
  • Muitas vezes uso alguns artifícios quando a Bella não entende a tarefa para ajudar na resposta. Desenho, faço teatrinhos, busco objetos para mostrar e  assim vai…. mas a resposta é sempre dela!
  • Não estimule a criança decorar os temas estudados. Peça sempre para explicar o que entendeu.
  • Crie o hábito da criança fazer o dever de casa sozinha e sem ter que precisar mandar fazer.
  •  Não cobre demais seu filho, isso pode gerar ansiedade! Nunca devemos cobrar aquilo que não é hora de ser cobrado! Se a criança está em processo de alfabetização, não se pode exigir que a criança escreva uma redação. Cada coisa no seu tempo!
  • Procure elogiar seu filho, incentivar, e, quando ele errar, tenha paciência e o encoraje a fazer melhor!

Espero que tenham gostado das dicas!

Beijos

Gi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s