Tudo o que você precisa saber sobre Zika Vírus e Microcefalia – Por Dra. Regia Damous Fontenele Feijo

Olá Queridas Leitoras! Tudo bem?

Assunto muito sério e bem urgente hoje aqui no blog!

Muito tem se falado sobre o Zika Vírus e a sua relação com o surto de microcefalia. Por conta disso, convidamos a querida Dra. Regia Damous Fontenele Feijo, Médica Infectologista do Hospital e maternidade São Luiz Itaim e Instituto de Infectologia Emílio Ribas para esclarecer algumas dúvidas sobre esse assunto!

1- Qual a diferença entre dengue, zika vírus e chikungunya? E quais são os sintomas de cada?

 Essas três doenças são causadas por vírus da família flaviviridae e tem sintomas semelhantes. Segue figura que pode esclarecer melhor.

dengue-e1448383168286

2 – O que é Microcefalia? Qual a relação entre o Zika vírus e o surto de microcefalia?

Microcefalia é quando o cérebro da do feto não se desenvolve adequadamente ficando menor do que normalmente seria para a idade gestacional ao nascimento, podendo ser evidenciada pela medida do perímetro cefálico do recém-nascido. Em 28 de novembro de 2015, com base nos resultados preliminares das investigações clínicas, epidemiológicas e laboratoriais, além da identificação do vírus em líquido amniótico de duas gestantes da Paraíba com histórico de doença exantemática durante a gestação e fetos com microcefalia, identificação de vírus Zika em tecido de recém-nascido com microcefalia que evoluiu para óbito no estado do Ceará, o Ministério da Saúde reconheceu a relação entre o aumento na prevalência de microcefalias no Brasil com a infecção pelo vírus Zika durante a gestação.

Apesar do 1º trimestre de gestação ser considerado o de maior risco para múltiplas complicações decorrentes de processo infeccioso, sabe-se que o sistema nervoso central permanece suscetível a complicações durante toda a gestação.

3- Como acontece a transmissão do Zika vírus?

O modo mais importante de transmissão do vírus Zika é por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e chikungunya e o principal vetor urbano das três doenças. A identificação do vírus na urina, leite materno, saliva e sêmen pode ter efeito prático apenas no diagnóstico da doença. Por isso, não significa que essas vias sejam importantes para a transmissão do vírus para outra pessoa.

4 – Como as grávidas podem se proteger?

Algumas medidas que podem proteger as pessoas das picadas e também as grávidas são: usar repelentes, usar calças e camisas de mangas compridas, colocar telas nas janelas.

5 – Como é feito o diagnóstico? Existe exame específico?

O diagnóstico de doença causada por Zika vírus é feito pelo exame de PCR (Reação de cadeia de polimerase) do sangue, que identifica partículas virais, e a sua positividade é maior do 1º ao 5º dia. Exames sorológicos ainda não existem.

6- Gestantes podem usar repelente?

Sim. O uso de repelentes é liberado em gestantes: aqueles a base de DEET (OFF®, Repelex®), icadiridina (Exposis®), EBAAP (Loção Antimosquito Johnson’s®), e até óleos essenciais a base de citronela.

7 – E as mulheres que estão tentando engravidar, seria melhor desistir por enquanto?

Uma gestação envolve vários fatores, mas neste momento em que temos mais dúvidas do que certezas, e a gravidez esta sendo planejada, talvez seja melhor esperar um pouco.

8 – O zika vírus é letal?

Em geral não, mas já se constatou a relação de infecção pelo vírus Zika com quadros graves e óbitos.

9 – Qual a forma de prevenção? 

A prevenção é evitar a infecção, ou seja, evitar áreas onde estejam ocorrendo a transmissão da doença, e evitar a picada do Aedes aegypti.

10 – Se a gestante descobrir que está com o vírus, existe algo que possa ser feito?

Uma vez suspeitando de qualquer infecção, a gestante deverá avisar seu médico para que ele faça o diagnóstico adequado e faça também o acompanhamento do feto para evidenciar qualquer malformação precocemente. Até o momento não há nenhuma medida que possa prevenir a infecção fetal caso a mãe apresente infecção pelo zika vírus.

Deixe um comentário