Tipos de Sal

Por Dra. Maria Carolina Pedrosa

Olá mamães!

Venho hoje aqui pra trocar informações sobre um ingrediente quase indispensável na nossa cozinha: o Sal! A presença desse condimento faz toda a diferença no sabor das preparações, não é? Mas se utilizado em excesso, pode aumentar demais o nível de sódio no sangue.

De acordo com as VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2015), a nossa necessidade diária de sódio é a contida em 5g de sal de cozinha. O consumo médio do brasileiro corresponde ao dobro do recomendado.

O sódio tem lá a sua importância na nossa saúde, já que é responsável pelo equilíbrio do meio aquoso do nosso corpo, participando da troca de água entre as células e o meio externo, ajudando na absorção de nutrientes e na eliminação de detritos. Esse nutriente, também é necessário para a transmissão de impulsos nervosos e na contração muscular, mas em excesso, contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, a formação de cálculo renal e osteoporose.

No mercado, já temos disponíveis diversos tipos de sal. Então, escolher aquele que acrescenta um maior valor nutricional e menos sódio às nossas preparações, pode ser um bom caminho. Veja a comparação entre eles:

– Sal Refinado ou sal de cozinha: obtido à partir da evaporação da água do mar e passa por refinamento, no qual são adicionadas substâncias químicas para branqueamento. Sua aparência fica melhor, mas não seu valor nutritivo, já que nesse processo, muitos de seus nutrientes são perdidos. Além disso, as substâncias químicas adicionadas permanecem no produto final. 1 g desse sal é igual a 400mg de sódio;

– Sal grosso: segue o mesmo processo de fabricação do sal de cozinha, mas não passa pelo refinamento. Tem a mesma quantidade de sódio em sua composição;

– Sal light: tem teor reduzido em cloreto de sódio (50%) e o restante da composição é cloreto de potássio, que é diurético. Criado justamente para quem tem problemas de hipertensão, mas não é recomendado para quem tem alguma doença renal, pela presença do potássio. Mesmo sendo light, tem um poder de salga e não deve ser utilizado em quantidade maior do que o sal de cozinha. 1g de sal light = 197mg de sódio;

– Sal marinho: ok, todo sal é marinho! Mas esse recebeu a fama por ser menos processado e por isso, preserva a maior parte dos minerais, inclusive o iodo. A quantidade de sódio é similar ao sal de cozinha;

– Flor de sal: obtido das camadas mais superficiais das salinas, são cristais translúcidos e bem crocantes e conservam boa parte de nutrientes, inclusive sódio. 1g de flor de sal = 450mg de sódio;

– Sal defumado: comumente produzido na França e é defumado a partir da fumaça da queima de barris de carvalho, que são usados no envelhecimento de vinhos, resultando em um sal mais aromático. Cada 1 g desse sal fornece 395mg de sódio.

– Sal negro: de cor cinza rosada, é de origem vulcânica e procedente da Índia. É um sal não refinado e além do cloreto de sódio, também é composto por cloreto de potássio e ferro. A presença de enxofre oferece um gosto sulfuroso e quantidade de sódio é equivalente ao sal de cozinha;

– Sal rosa do Himalaia: retirado de uma região, do Himalaia, que no passado era banhada pelo mar. É considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos. Tem quase a metade do sódio encontrado no sal comum e possui mais de 80 minerais, como o cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro, o que resulta em um sal de coloração rosada e sabor suave. 1g de sal rosa do Himalaia = 230mg de sódio;

– Sal do Havaí: de coloração rosa avermelhada devido à presença de uma argila havaiana chamada Alaea, é rica em ferro e de sabor suave. 1g desse sal contém 390mg de sódio.

Tipos de sal

Contato:(11)9 9446-1340

carol@dracarolpedrosa.com.br

www.dracarolpedrosa.com.br

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