Nutrição Pós – Parto

Por Dra. Maria Carolina Pedrosa

Olá queridas!

Já falamos da importância de uma alimentação balanceada e saudável quando se planeja uma gestação e durante todo o período de gravidez. Mas e quando o bebê nasce? Tudo fica um pouco fora do lugar?

Mais ou menos!

Com a chegada do novo componente da família, sim, algumas coisas vão precisar ser reorganizadas. Depois de fornecer o aleitamento adequado e saber providenciar tudo o que o bebê precisa, o próximo fator que mais preocupa as mães após o parto é: a forma física.

Digamos que, após 40-42 semanas (ou quase isso) de gestação, o corpo fica um tanto quanto diferente! Essa é uma das fases em que a mulher volta a passar por uma multiplicação celular, predominantemente dos adipócitos (células de gordura). Se o ganho de peso ocorre dentro do esperado, super ok! Depois de 2 semanas do parto você estará quase perto do peso que você tinha antes de engravidar, com uma leve a moderada distensão abdominal natural da gestação.

Agora, se houve um ganho de peso maior ou excessivo (mais do que 15 Kg), a preocupação pode ficar maior depois do parto. Mas, qual será o melhor momento para voltar à sua forma física?

Eu costumo dizer que depois dos primeiros 40 dias após o parto, a rotina do bebê já tenderá a ficar mais organizada, com os horários de mamadas melhor estipulados e, consequentemente, as trocas de fraldas, banhos e sonecas. É nesse período também, que todos os órgãos e sistemas do organismo feminino retornam às condições pré-gravídicas.

Passada a quarentena, chega o melhor momento para agir. Lógico, sempre lembrando que a produção de leite e a amamentação em si, promovem um aumento de 400Kcal/dia no gasto calórico. Então, nada de dietas restritivas e sim balanceada e de acordo com as suas atividades do dia!

O ideal é, em primeiro lugar, estipular os horários para as suas 3 refeições principais: café da manhã, almoço e jantar. Você pode se programar de acordo com a rotina do bebê, mas fixando esses horários para que ele (a) também se adapte à sua rotina. E então, se você e nem o bebê tiver intolerância ou alergia alimentar, procure combinar os melhores ítens de cada um dos grupos alimentares para compor essas refeições: Carboidratos (pães, cereais, tubérculos e massas, sempre integrais), Proteínas (Carnes magras, peixes, ovos, lácteos) e Vegetais (vegetais folhosos, legumes e frutas).

Em seguida, fica mais fácil programar os lanches intermediários, deixando um espaço de 3 horas entre as refeições principais, para realizá-los. Não se preocupe em sentar à mesa ou em uma melhor organização para realizá-los. Os lanches devem ser práticos para que você possa consumí-los inclusive ao mesmo tempo em que amamenta. Nada de complicações!

No lanche da manhã, procure comer uma fruta que ofertará antioxidantes, nutrientes, fibras e irá preparar o seu ambiente gástrico para a próxima refeição que será maior e ocorrerá em um menor espaço de tempo. Se quiser, pode acrescentar sementes (abóbora, girassol, gergelim, chía) para enriquecer com ômegas 3, 6 e 9, vitaminas E e do complexo B, minerais como cálcio e magnésio e mais fibras!

Para o lanche da tarde, combine laticínios (leite, queijos e iogurtes) com carboidratos (tubérculos, cereais integrais, biscoito integral, pães integrais) ou com alimentos ricos em ácidos graxos essenciais (abacate, coco, castanhas).

Entre os horários de alimentação, não deixe de se hidratar bastante, ingerindo de 2 a 3 litros de água por dia. Isso vai garantir uma boa produção de leite, junto com todos os nutrientes da sua dieta, principalmente proteínas de boa qualidade e das fontes de cálcio melhor disponível (brócolis, couve, repolho, tofu, espinafre, gergelim, sardinha fresca e gérmen de trigo).

Com essas dicas, você já dará os primeiros passos em busca da sua melhor forma física, sem deixar de lado a produção de leite e os cuidados básicos do bebê. Procure um Nutricionista para te orientar quanto aos ajustes individuais!

Envio por aqui o meu abraço, desejando sempre saúde e equilíbrio a você e toda a sua família!

 Carol Pedrosa

 

 

 

 

 

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