CORRIMENTO NA INFÂNCIA

Por Dra. Luciana Hangai 3

A causa mais comum de corrimento (leucorréia) na infância é a vulvovagite. A vulvovaginite é a inflamação da parte externa do órgão feminino, a vulva e da vagina que é a parte interna. Esta inflamação é causada por fungos, bactérias e uso de produtos alérgicos, como tecidos sintéticos, amaciantes, papel higiênico perfumado ou colorido.

A criança é suscetível, pos a vulva é desprotegida uma vez que não tem os grandes lábios totalmente desenvolvidos, nem os pelos que as adultas apresentam. A pele é fina e facilmente traumatizada, além de ser próxima ao ânus que facilita a contaminação.

A higiene inadequada, comum à faixa etária, contribui para este tipo de patologia. As meninas se limpam de trás para frente, arranham-se com as mãos sujas e brincam em caixa de areia contaminada. Além disso, a vulva pode ficar em contato com roupas e fraldas que causam a maceração da pele e não permitem o adequado arejamento da região.

Assim, cada alteração da fisiologia vaginal predispõe ao aumento da secreção que se reflete na modificação da flora vaginal.

Quando a menina cresce e aumenta a produção do estrogênio, ocorre o espessamento da pele e outras associações que alteram o pH vaginal. Antes da primeira menstruação, pode notar-se o aparecimento de uma secreção inodora, leitosa ou transparente e que não coça. Este corrimento não deve ser tratado e devemos tranquilizar a família e a menina. Trocas mais frequentes da calcinha, banho de assento e reforçar a necessidade da higienização adequada são muito importantes nesta fase.

A família deve estar atenta às características do corrimento: cheiro ruim, coloração, presença de coceira, ardência e dor ao urinar, sangramento, vermelhidão da vulva, presença de corpo estranho (papel higiênico esquecido) e se perceber qualquer coisa diferente, deve procurar o pediatra que faz o acompanhamento da criança para o diagnóstico e tratamento adequados

Beijo grande em todas e até a próxima!!!!

Anúncios

3 comentários sobre “CORRIMENTO NA INFÂNCIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s