BROTOEJA

Por Dra. Luciana Hangai

Meninas, falaremos sobre as temidas brotoejas, também conhecidas com o nome técnico de miliária.

Brotoeja

A miliária é uma inflamação aguda da pele, provocada quando há o impedimento da saída do suor através das glândulas sudoríparas.

Crianças com roupas quentes, em ambientes pouco arejados são as que mais sofrem com esta condição, pois tem a transpiração da pele dificultada por estas condições.

A miliária pode se manifestar de duas formas: cristalina e rubra.

A miliária cristalina caracteriza-se por lesões pequenas, de conteúdo clarinho, predominantemente no pescoço, tronco e axilas dos recém-nascidos, podendo aparecer no rosto também.

A miliária rubra apresenta lesões mais profundas, inflamadas e vermelhas que podem coçar muito, afetando também o pescoço, axilas, virilhas (as famosas dobrinhas dos bebês!!!!) sendo que a pele ao redor pode ficar erodida e macerada, com arranhaduras de tanto coçar!!! Prato cheio para as bactérias e fungos, causando as infecções secundárias.

O tratamento é feito de acordo com a gravidade das lesões, variando desde loções que refrescam a pele até corticoides e antibióticos.

Mas, o que devemos mesmo é tentar evitar que aconteça!!!! A principal medida preventiva é evitar passar calor. Usar roupas leves, de algodão que absorvem melhor o suor, não usar loções gordurosas (a não ser que tenha sido indicado), retirar bem o protetor solar ao banho morno, com sabonete adequado. Nos bebês, usar roupas que possam ser trocadas com facilidade, tipo duas peças, para que sejam retiradas no auge das temperaturas!!!! Aí a praticidade vai imperar sobre a vaidade!!! Aquele macacão mara que a dinda deu vai ficar pra outro dia…

Mamães!!!! Conversem com seu pediatra!!! Ficamos super felizes de dar este tipo de orientação!!!

Beijo grande em todas e até a próxima!!!!

Anúncios

Um comentário sobre “BROTOEJA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s