A escola certamente irá marcar a vida de seu filho. É o local onde a criança passa boa parte de sua infância e o ambiente em que se consolidam os valores da família. Então precisamos caprichar na escolha.
Esse ano a Isabella irá mudar de escola e comecei minhas pesquisas bem cedo, em maio de 2014, e em agosto agendei algumas visitas para conhecer com calma. Como ela irá para o 1 ano do ensino fundamental, se deixasse para final do ano correria o risco de não achar vaga e como gosto de fazer tudo com muita calma, preferi começar as pesquisas cedo.
Resolvi escrever algumas dicas para ajudar nessa escolha, que na minha opinião não acho nada fácil.
O que você deve fazer:
– Faça uma lista de escolas: Selecione unidades de interesse e, em seguida, pesquise a localização e o valor da mensalidade em cada uma delas. Desse modo, você consegue eliminar as unidades fora do orçamento e do perímetro desejado. O ideal é que dessa seleção restem apenas três ou quatro escolas para a próxima etapa
– Faça uma visita presencial à escola, mesmo que a pesquisa virtual tenha sido bastante esclarecedora, pois os pais precisam conhecer o método pedagógico. Acho importante nessas visitas os pais tentarem explorar bastante o colégio, tentar conhecer o máximo possível. Antes das visitas eu anotei várias dúvidas para serem esclarecidas no dia.
– Converse com pais de alunos: Eles podem ser uma ótima fonte de sugestões sobre escolas que você não conhecia e podem dar informações preciosas sobre o dia a dia em um colégio que você já tenha visitado.
– Observe o perfil de seu filho. Geralmente, os pais procuram uma escola que tenha um modelo compatível com sua família. Pais permissivos e escola rígida demais, geralmente, não combinam.
– Verifique se a escola é inclusiva, ou seja, se aceita crianças com necessidades especiais; se os professores têm formação superior e são estimulados pela instituição a se atualizar.
– Observe o espaço físico da escola. Atente para a limpeza e a segurança dos espaços em que as crianças realizam as atividades. Procure visitar os banheiros, cozinha ou cantina. Observe quais os tipos de alimentos são oferecidos.
– Pergunte sobre o suporte oferecido em caso de acidentes ou intercorrência de saúde. Informe-se sobre os procedimentos nessas situações, observando se a escola dispõe de enfermaria. Certifique-se de que a escola contata a família e o pediatra nesses casos.
– Leve o seu filho para conhecer a escola: Se a criança for pequena, é importe levá-la para conhecer a nova escola antes que o novo ano letivo comece. Assim, a mudança pode ser menos traumática e a criança pode ir se familiarizando com o espaço e as pessoas. Se o seu filho já é adolescente, ele deve participar do processo de escolha do novo colégio. Certifique-se de que a escola estará em pleno funcionamento quando forem conhecê-la.
O que você deve observar:
– Horários e o controle de entrada e saída de alunos e pais, a localização dos portões de acesso, funcionamento da recepção e segurança do colégio. É bom sinal quando o funcionário da recepção reconhece o rosto dos pais.
– Recursos: como são as salas de aula? Há biblioteca e laboratório? A escola dispõe de recursos audiovisuais? O acesso à internet é feito com supervisão dos professores?
– Recreio: quem supervisiona e acompanha as crianças durante o recreio? O recreio é feito com todos os alunos juntos? Existe espaço reservado para crianças menores?
– Cantina e refeitório: a escola oferece/vende alimentos saudáveis? Cantina/refeitório São limpos e os funcionários e utensílios apresentam boa higiene?
– Banheiros: são limpos e tem um bom aspecto? As crianças menores são acompanhadas ao banheiro?
Espero que tenho ajudado nessa escolha.
Um beijo,
Gi