A escolha da escola

IMG_0949-1

A escola certamente irá marcar a vida de seu filho. É o local onde a criança passa boa parte de sua infância e o ambiente em que se consolidam os valores da família. Então precisamos caprichar na escolha.

Esse ano a Isabella irá mudar de escola e comecei minhas pesquisas bem cedo, em maio de 2014, e em agosto agendei algumas visitas para conhecer com calma. Como ela irá para o 1 ano do ensino fundamental, se deixasse para final do ano correria o risco de não achar vaga e como gosto de fazer tudo com muita calma, preferi começar as pesquisas cedo.

Resolvi escrever algumas dicas para ajudar nessa escolha, que na minha opinião não acho nada fácil.

O que você deve fazer:

– Faça uma lista de escolas: Selecione unidades de interesse e, em seguida, pesquise a localização e o valor da mensalidade em cada uma delas. Desse modo, você consegue eliminar as unidades fora do orçamento e do perímetro desejado. O ideal é que dessa seleção restem apenas três ou quatro escolas para a próxima etapa

– Faça uma visita presencial à escola, mesmo que a pesquisa virtual tenha sido bastante esclarecedora, pois os pais precisam conhecer o método pedagógico. Acho importante nessas visitas os pais tentarem explorar bastante o colégio, tentar conhecer o máximo possível. Antes das visitas eu anotei várias dúvidas para serem esclarecidas no dia.

– Converse com pais de alunos: Eles podem ser uma ótima fonte de sugestões sobre escolas que você não conhecia e podem dar informações preciosas sobre o dia a dia em um colégio que você já tenha visitado.

– Observe o perfil de seu filho. Geralmente, os pais procuram uma escola que tenha um modelo compatível com sua família. Pais permissivos e escola rígida demais, geralmente, não combinam.

– Verifique se a escola é inclusiva, ou seja, se aceita crianças com necessidades especiais; se os professores têm formação superior e são estimulados pela instituição a se atualizar.

– Observe o espaço físico da escola. Atente para a limpeza e a segurança dos espaços em que as crianças realizam as atividades. Procure visitar os banheiros, cozinha ou cantina. Observe quais os tipos de alimentos são oferecidos.

– Pergunte sobre o suporte oferecido em caso de acidentes ou intercorrência de saúde. Informe-se sobre os procedimentos nessas situações, observando se a escola dispõe de enfermaria. Certifique-se de que a escola contata a família e o pediatra nesses casos.

– Leve o seu filho para conhecer a escola: Se a criança for pequena, é importe levá-la para conhecer a nova escola antes que o novo ano letivo comece. Assim, a mudança pode ser menos traumática e a criança pode ir se familiarizando com o espaço e as pessoas. Se o seu filho já é adolescente, ele deve participar do processo de escolha do novo colégio. Certifique-se de que a escola estará em pleno funcionamento quando forem conhecê-la.

O que você deve observar:

– Horários e o controle de entrada e saída de alunos e pais, a localização dos portões de acesso, funcionamento da recepção e segurança do colégio. É bom sinal quando o funcionário da recepção reconhece o rosto dos pais.

– Recursos: como são as salas de aula? Há biblioteca e laboratório? A escola dispõe de recursos audiovisuais? O acesso à internet é feito com supervisão dos professores?

– Recreio: quem supervisiona e acompanha as crianças durante o recreio? O recreio é feito com todos os alunos juntos? Existe espaço reservado para crianças menores?

– Cantina e refeitório: a escola oferece/vende alimentos saudáveis? Cantina/refeitório São limpos e os funcionários e utensílios apresentam boa higiene?

– Banheiros: são limpos e tem um bom aspecto? As crianças menores são acompanhadas ao banheiro?

Espero que tenho ajudado nessa escolha.

Um beijo,

Gi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s