Drenagem linfática na gestação

Durante as minhas 2 gestações eu fiz drenagem linfática e foi excelente. Na primeira eu não inchei muito, mas na segunda percebia um grande inchaço nas minhas pernas e a drenagem ajudou muito.

Muitas mamães e futuras mamães ficam com muitas dúvidas sobre a drenagem linfática. Pode fazer a partir de quantas semanas? O bebê corre perigo? Qualquer profissional pode fazer?

Então, para esclarecer essas e outras dúvidas convidei a fisioterapeuta Sabrina Gregório Pedrosa para responder algumas perguntas:

Quais são os benefícios da drenagem linfática na gestação?

Melhora a nutrição das células e a oxigenação dos tecidos;

Estimula a circulação venosa e linfática; reduz a retenção de líquido;

Diminui os inchaços típicos da gravidez;

Estimula a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para a amamentação;

Previne e combate varizes e sensação de pernas cansadas;

Combate celulite e estrias; alivia tensões e reduz dores musculares.

Qualquer gestante pode fazer?

Sim, qualquer gestante pode fazer a drenagem linfática desde que seja feita por um fisioterapeuta qualificado, existem gestante de alto risco com complicações vasculares, hipertensas ou problemas próprios da gestação (como sangramentos, descolamento de placenta etc), estas também podem realizar a drenagem.

Antes de qualquer procedimento é realizado uma avaliação minuciosa para saber com quais problemas o fisioterapeuta esta lidando.

O feto corre algum perigo?

Nenhum perigo é oferecido ao feto pois a drenagem é uma massagem leve e superficial.

É preciso ter o aval do obstetra?

 Não é obrigatório, porém sempre é bom andar em conjunto com o médico. Na gestação, as consequências de um procedimento mal executado são ainda mais graves para a futura mamãe : “Quando realizada por um profissional não habilitado, a drenagem linfática manual pode estimular contrações uterinas e causar a precipitação do parto a partir do sexto mês de gestação”.

A partir de quantas semanas de gestação, pode iniciar a drenagem linfática?

 A drenagem pode ser realizada desde o primeiro dia de gestação, ao contrário do que todos pensam. Existem obstetras que indicam apenas após o terceiro mês de gestação, por temer que a paciente realize este procedimento com qualquer pessoa em qualquer lugar. Mas sendo feito de forma correta pode começar do primeiro dia de gestação até o pós- parto imediato (podendo fazer inclusive no hospital logo após o parto), existem gestantes que logo após o parto apresentam edema nos membros inferiores devido ao procedimento cirúrgico, e neste momento a drenagem linfática é crucial para o bem estar desta gestante.

 Qual a periodicidade recomendável?

Não existe uma periodicidade recomendável, tudo depende do estado físico e corporal de cada gestante, por isso deve-se fazer uma boa avaliação para definir. O bom é que se faça duas vezes na semana, porém cada caso é um caso.

Quanto tempo após o parto a mulher pode fazer a drenagem? Ajuda na perda de peso?

O trabalho de drenagem pode iniciar logo após o parto no próprio hospital e continuar até quando a paciente se sentir bem. Não existe uma data para o fim do tratamento, tudo depende do seu bem-estar.

No período pós-parto, a drenagem linfática trabalha como um auxiliar para o retorno da forma anterior, atuando na diminuição da retenção de líquidos, prevenção de celulite e na estimulação do metabolismo, ajuda também na distensão abdominal causada por gases. É importante entender que a drenagem não deve ser utilizada como elemento único para processos de emagrecimento, sendo necessário também o acompanhamento de uma nutricionista e também a realização de atividade física.

3159A drenagem é uma ótima opção de tratamento, pois constitui um método não invasivo, isento de contra-indicações durante a gestação. É um método simples de ser aplicado, de baixo custo e não exige aparelhagem, apenas o conhecimento teórico e prático do terapeuta.

 Segue o contato e outras especialidades da Sabrina. Ela é ótima, super atenciosa, ela foi minha fisio durante as duas gestações. Além da excelente drenagem, ela atende em domicílio!!!

       cartão_sa2  cartão_sa_1                                                                                    

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s