- Dê somente leite materno até os 6 meses de vida da criança, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento. O leite materno contém tudo que a criança precisa nesta fase. Inclusive água.
- Ao completar 6 meses, introduza de forma lenta e gradual outros alimentos, como a papa de frutas e papa salgada, preparada com vegetais e com carne. Importante manter o leite materno até 2 anos ou mais.
- A partir dos 6 meses, pode ser introduzido alimentos complementares, como cereais, tubérculos (batata, cenoura, mandioca…), carnes, leguminosas, frutas, verduras
- A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários das refeições da família, em intervalos e respeitando o apetite da criança (2 a 3 horas)
- A consistência da alimentação deve ser espessa (papas/purês) no início e oferecida com uma colher. Aumentando a consistência aos poucos até chegar à alimentação da família.
- Oferecer uma alimentação variada e colorida
- Estimular o consumo diário e frutas, verduras e legumes nas refeições. É importante não substituir o almoço e jantar por refeições lácteas (mamadeira) e lanches.
- Deixe a criança manipular o alimento, uma das formas dela participar do mundo é pelo tato e olfato.